quinta-feira, julho 31, 2008

DICAS PRO FINAL DE SEMANA & TATARITARITATÁ!!!!



RSMB - SOLIDARIEDADE DÁ MÚSICA – a Rede Solidária de Música Brasileira – RSMB, uma das mais antigas comunidades virtuais de compositores, comemora sete anos com um super-show. A RSMB 7 Anos - Mostra Musical. Dias 1º e 2 de agosto. Na Choperia do Sesc Pompéia. O blog da comunidade http://rsmb-specialsound.blogspot.com/ traduz a sua importância da RSMB 7 Anos - Mostra Musical, realização da ONG (Organização Não-Governamental RSMB), com o apoio da Cooperativa Cultural Brasileira e Rádio Web Paulistana, na cobertura, será nos dias 1º e 2 de agosto, às 21 horas. Na primeira rodada de apresentações, cantam Beto Santos (São Paulo), Darwinson (Goiânia), Élio Camalle (São Paulo), Fernando Cavallieri (São Paulo), Jottagá (Poá), Kana (Japão - São Paulo), Lucia Helena Corrêa (São Paulo), Madan (São Paulo), Marcio Cavalcanti (São Paulo), Marcos Neves (São Paulo) e Vlado Lima (São Paulo). A segunda noite, com direito a apresentação em que todos os participantes cantam juntos, no encerramento, traz Adolar Marin (São Bernardo do Campo), Antônio Felipe (São Paulo), Dhara (São Paulo), Flavito Guerra (São Paulo), Nelson e Sandra Viana (São Paulo), Rafael Leite (São Paulo) e Ubiratan Souza (Maranhão). Sob liderança musical de Bráu Mendonça (violão, guitarra e baixo), a banda que acompanha os intérpretes é formada por Mauro Cannalonga (teclados) e Bruno Sotil (percussão). SERVIÇO Show RSMB 7 Anos - Mostra Musical Data 1º e 2 de agosto, sexta-feira e sábado Horário 21 horas Onde Choperia do SESC Pompéia (Rua Clélia, 93 - telefone (011) 3871-7700) Info: Jornalista Responsável Lucia Helena Corrêa (MTb-RJ 14.849) luciahelenacorrea@terra.com.br / luciahelenacorrea49@gmail.com Informações Cooperativa Musical (Rua Auro Soares de Moura, 252 - 5º andar - telefone 011-3828-3447)

NOVOS VELHOS DIAS – A comédia Novos Velhos Dias – texto inédito do dramaturgo Reinaldo Maia – reestréia no dia 2 de agosto, sábado, no Teatro da Vila, às 21 horas. Essa fábula futurista, dirigida por Fernando Nitsch, narra o drama do último ator humano existente (André Sakajiri), que é substituído por uma perfeita atriz robô (Marília Miyazawa) que é capaz de amar. A peça - que cumpriu recente temporada, de 7 de maio a 13 de julho, no mesmo teatro - tem ainda no o elenco os atores Almara Mendes, Camila Arelaro, Fábio Takeo, Homero Ligere, Tatiana Rehder e Tatjana Eivazian. Espetáculo: Novos Velhos Dias Texto: Reinaldo Maia Direção: Fernando Nitsch Elenco: Almara Mendes, André Sakajiri, Camila Arelaro, Fábio Takeo, Homero Ligere, Marília Miyazawa, Tatiana Rehder e Tatjana Eivazian. Direção musical: Fabio Freire Cenário: Flávio Tolezani Figurino: Atílio Beline Vaz Iluminação: Erike Busoni Reestréia: Dia 2 de agosto - sábado - às 21 horas Teatro da Vila - Rua Jericó, 256 - Vila Madalena/SP - Tel: (11) 3258-6345 Temporada: sábados (21 horas) e domingos (20h30) – Até: 31/0808 Ingressos: R$ 15,00 (R$ 7,50 para estudantes, melhoridade e classe teatral). Duração: 90 min – Ind. Idade: 14 anos – Gênero: Comédia - Estréia oficial: 07/05/08 Capacidade: 90 lugares. Bilheteria: 1 hora antes do espetáculo. Acesso universal. Não possui ar condicionado. Faz reservas. Aceita cheque e dinheiro. Não possui estacionamento. Produção executiva: Camila Arelaro e Tatiana Rehder Produção e realização: Cia. da Gema Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – eliane@verbena.com.br

ENSAIO ABERTO – Um concerto beneficente Ensaio Aberto, será realizado na sexta-feira, dia 08 de Agosto, a partir de 12:00 h, contando com a apresentação de Agostinho Diniz (piano), Graça Costa (piano), Eduardo Barbosa (violino), Rui da Cruz Jr (violoncelo), Syla Syeg (voz), Cláudio Lourenço (violão) e Mariuza (voz) no Restaurante METAMORFOSE, Rua Santa Luzia, 405 sala 207 Centro-RJ Realização: Associação Projeto Ianderu.

PERCUSSION ENSEMBLE KAISERSTUHL se apresentará no próximo dia 05 de agosto, terça-feira, às 20 horas, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana – Rio de Janeiro – RJ, com abertura do Quarteto de Violões da Escola de Música da Rocinha. O PERCUSSION ENSEMBLE KAISERSTUHL é um grupo com uma formação rara no Brasil combinando instrumentos de percussão sinfônica como marimba e vibrafone, com outros, típicos da música popular como bateria e bongô, além de saxofone e contrabaixo. O repertório eclético, quase inusitado, reúne composições de Villa-Lobos, Bach, Sting, Gershwin e do percussionista e compositor alemão Eckhard Kopetzki. A renda da bilheteria será doada para a Escola de Música da Rocinha. Info: SYLA SYEG Cantora/Atriz/Tradutora 55 21 8799-2190

PROGRAMADORA BRASIL – Estão abertas, até 1º de setembro, as inscrições de filmes e vídeos para o catálogo da Programadora Brasil. O objetivo da ação é democratizar ainda mais o processo de inclusão de títulos no programa. O processo é aberto a obras audiovisuais de qualquer gênero, formato e ano de realização desde que tenham o Certificado de Produto Brasileiro (CPB), emitido gratuitamente pela Ancine (www.ancine.gov.br). Os títulos devem ter duração mínima de cinco minutos e máxima de 120 minutos, sendo que não serão aceitas séries realizadas para TV. Regulamento, inscrições e outras informações: www.programadorabrasil.org.br/.

HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL – Estão abertas, até o próximo dia 8, as inscrições para a mostra e curso O som no cinema, que será realizado entre os dias 12 e 24 de agosto, em Salvador (BA). A mostra apresentará uma História do Cinema Mundial a partir do som e será acompanhada por aulas ministradas por especialistas. As sessões são abertas ao público, mas para participar do curso será necessário realizar inscrição prévia, gratuitamente, enviando e-mail com o assunto "solicitação de inscrição" para o endereço eletrônico cursos@telabrasilis.com.br. Programação e outras informações: www.caixa.gov. br/caixacultural/.

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SANHA - VIRADOS PRA LUA



VIRADOS PRA LUA – a webnovela Virados pra Lua, uma criação de Leandro Barbieri, com direção do próprio Leandro e de Silvia Cabezaolias. Esta novela on line tem seus capítulos exibidos todas as terças na Lua, na Terra e no seu Computador, quer dizer ou melhor dizendo, na Spetáculos http://www.spetaculos.com.br/viradospralua.htm. A trama envolve Dário Gilberto que sofre com sua mulher imaginária. Tolentino Bentes divide-se entre os astros e os problemas na Terra. Aquino Abrantes recorre aos golpes da cunhada para manter seus botões. Uma escola que ensina a língua do P, uma Cantina que esconde mistérios do passado. Está todo mundo virado pra Lua nessa nova novela de Leandro Barbieri, dirigida por ele e Silvia Cabezaolias. A novela estreou em junho tendo um clipe de chamada no YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=xxD8bERtO9k.
Na trilha sonora da Trama você encontrará a minha canção “Sanha”.

SANHA



Letra & música de Luiz Alberto Machado

Não há valia para apreço vale nada
Não há vergonha para cara lavada
Toda lisura que se espreme para viver
E que viver

Cadê a honra para quem não tem mais nada
Não há guarida para alma penada
Toda usura que sublima o querer
E que poder

Mandar não seja nobre ter rigor assim
Pisar, varrer da frente algoz e querubim
Quem doma a sanha não sabe dormir
E mais se ganha para coibir
Usar do relho para mais pesar
Suor vermelho vibra no cantar

Não há mais lance para ser carta marcada
A dura sorte já está lançada
Toda estatura que se arrasta pelo chão
Tal qual anão

Há riso oculto para ser face velada
A traição devora a madrugada
Toda espessura que comove o histrião
No coração

Privar da sede o pote de quem quer sorrir
Traçar a sina o rito de quem vai partir
Quem doma a sanha não sabe dormir
E mais se ganha para coibir
Usar do relho para mais pesar
Suor vermelho vibra no cantar

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. In: Primeira reunião. Recife: Ed. Bagaço, 1992 Música & Letra de Luiz Alberto Machado. Gravada no cd Coisas da Natureza, de Auri Viola.

VIRADOS PRA LUA – Todas as terças, na Spetáculos http://www.spetaculos.com.br/viradospralua.htm. Ficha Técnica Novela de: Leandro Barbieri Direção de: Leandro Barbieri e Silvia Cabezaolias Produção de Elenco: Marcelo Tadeu Edição: Silvia Cabezaolias Abertura: James Eduardo Produção: Magali Floc e Fabiana Salvi Fotografia:Gaspar Verde e Dino Dinossauro Elenco: Valdir Zanquini, Sérgio Thales, Maria José Roth, Renata Tercero, Manoel Lima, Fátima de Almeida, Luis Sandei, Suelli Lima, Lílian Grünvaldt, Júlio César Dória, Aramyz, Cidinha Prado, João Tolo, Sílvia Pessegueiro, Raiani Teichmann, Danilo Mattos, Maria Mizhari, Alexandre Pasqüelli, Ronaldo Michelotto, Marcela Bardini. Trilha Sonora selecionada por: Sacha Sésamo e Leandro Barbieri. Realização: Spetáculos

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quarta-feira, julho 30, 2008

LAM & AMIGOS: UM CD



Foto: Marijôse Albuquerque Costa/Cêça Marques.

LAM & AMIGOS: UM CD - Uma das coisas mais importantes na vida da gente, indubitavelmente, é a amizade. Há quem diga que melhor que dinheiro no banco é ter amigo na praça. O rei Salomão dizia que quem encontra um amigo, encontra um tesouro. O Milton Nascimento e o Fernando Brant dizem que “Amigo é coisa pra se guardar embaixo de sete chaves dentro do coração”. A poeta Cecilia Meirelles nos ensina que “Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam; mas, há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre”. E o dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht diz: “Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”. E é com este espírito que faço homenagem aos meus parceiramigos por meio de muitos ritmos como frevos, baladas, xotes, boleros, sertanejo, forró e outras canções. Melhor ainda: tudo isso na companhia de Santanna, o cantador, Ozi dos Palmares, Mazinho, Sonekka, Cickó Macedo e muitos outros e outras pessoas e artitas que moram no meu coração.
Por isso reuni um cd com minhas canções, frevos e baladas, com interpretação dos parceiramigos mencionados, também da cantora Sônia Mello e, enfim, trazendo uma homenagem à memória de Felix Porfírio e Auri Viola.
Neste cd, por exemplo, você encontrará o meu frevo “Alvorada”, tema que será trabalhado com a garotada no livro “Frevo Brincarte”, numa recreação para alunos da educação infantil e primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

ALVORADA



Letra & música de Luiz Alberto Machado

Venha pegar alvorada
Na barra do dia
No sol a raiar
Essa mais pura magia
Da nossa folia
Feliz de cantar

Venha pegar alvorada
Na troça vadia
No passo a pular
Venha prá sã fantasia
Sem a pacutia
Ou pantim de chiar

Faça a partir desse dia
A sua sadia vontade de paz
Que a vida tem valia
Se a gente é quem faz

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.

PS: Este cd LAM & AMIGOS está disponível para venda e custa apenas R$ 4,99. Fale comigo pelo fone 82.8845.4611, pelo mail lualma@terra.com.br ou na minha home page. Vamos aprumar a conversa & tataritaritatá!

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segunda-feira, julho 28, 2008

TATARITARITATÁ & BRINCARTE



Nesta terça, dia 29 de julho, num evento que acontecerá nos três turnos, às 10:30, às 16 e às 20hs na Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, no bairro de Canaã, em Maceió, o escritor e compositor musical Luiz Alberto Machado estará lançando o livro infantil “Turma do Brincarte”, o cordel “Tataritaritatá”, a exposição “LAM:26 anos de literatura”, a palestra “Cidadania, cultura e meio ambiente”, o cd “LAM & amigos” e a doação de livros para a biblioteca do educandário.
O evento é coordenado pela professora Cêça Marques, envolvendo a comunidade de Canaã e contando com participação das professoras Marijose Albuquerque, Nedja Leite, Fernanda Souto Maior, Maria Mazzarello e da diretora Ângela Cassiano.
O AUTOR - Luiz Alberto Machado é escritor, poeta e compositor musical, cursou Letras e Direito, é autor de vários livros infantis, de poesia e crônica, tendo realizado recreações infantis e palestras em diversos educandários e eventos no país inteiro, reunindo todo seu trabalho musical, teatral e literário na sua home page www.luizalbertomachado.com.br.
O evento culmina com o encerramento de uma série de palestras realizadas pelo escritor nas salas de aula da escola, onde levou um debate envolvendo a História de Alagoas, cidadania, cultura e meio ambiente ao som do frevo de sua autoria “Folia Caeté”. Ele promete para agosto por meio do seu selo editorial, Edições Nascente, o lançamento dos livros infantis “Frevo Brincarte” e “Alvoradinha na Manguaba”, e também do folheto de cordel “Fecamepa”.

SERVIÇO:
O que: Lançamento do livro infantil “Turma do Brincarte” e do folheto de cordel “Tataritaritatá”, de Luiz Alberto Machado.
Quando: dia 29 de julho, às 10:30, 16 e 20hs.
Onde: Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, na via principal do bairro de Canaã, em Maceió – AL.
Informações: 82.8845.4611, lualma@terra.com.br ou www.luizalbertomachado.com.br

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sexta-feira, julho 25, 2008

CANTARAU DE AMOR POR ELA – O SARAU DOS NAMORADOS



SERENAR

Letra & música de Luiz Alberto Machado

Ah, o amor brotou de mim como se fora a flor de lis
Seguiu no triz e nem se revelou
logrou a dor em certos sonhos infantis
Ah, o amor predestinado a ser eterno aprendiz
Fiz e refiz e nem se serenou
E arrumou o que de breve não se quis
Chegou de dentro como chama de vulcão
Queimou com força e fez a vez do coração
E nem sequer sabia onde encontrar você
Amor, fez a loucura dominar a solidão
Me diz que não que a ilusão não vai mandar
E vai me dar um sim até não ter mais fim
Chegou de dentro como chama de vulcão
Queimou com força e fez a vez do coração
E nem sequer sabia onde encontrar você
Pra me iluminar até que o mar
Seja comigo agora
Não vejo a hora de poder tocar na sua mão
Toda emoção pra se valer
Precisa ter o dom da vida
Vida vivida pelo coração.

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. IN: Primeira Reunião. Recife: Bagaçom 1992.

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quinta-feira, julho 24, 2008

DICAS PRO FINAL DE SEMANA & TATARITARITATÁ!!!!



SEMANA HERMILO BORBA FILHO 2008 - A Cabra-Cabriola, de Hermilo Borba Filho Peça para bonecos, com música de Capiba Pelo grupo Teatro de Bonecos Lobatinho Personagens: Narrador | Lavadeira | Meninos | Cabra-Cabriola | Caçador Elenco: Thiago Guedes / Manipulação e voz Nadyane Oliveira / Manipulação e voz Gislanne Cristina / Manipulação e voz Raphaela Nascimento / Manipulação e voz Criação e Confecção dos Bonecos, Cenário e Empanada da Tenda: Teatro de Bonecos Lobatinho Direção Artística: José Bandim de Almeida Serviço Local: Teatro Hermilo Borba Filho Dias: 26 e 27 de julho – 17h30 Entrada Franca João Sem Terra (Leitura Dramática) elenco Alfredo Borba - Primeiro Homem / O Dono da Usina / O Homem Vestido de Branco Albemar Araújo - João Vavá Schön Paulino - Praxedes / Segundo Homem André Brasileiro – Conrado Maria de Jesus Baccarelli - Beatriz / A Mulher Vestida de Preto Marilena Breda – Ana / Segunda Mulher Cristina Romeiro – Paula / Primeira Mulher Iluminação: Jorge Costa/Nadjeckson Lacerda. Direção: Lúcia Machado Apreciação critica: Luís Augusto Reis Serviço Local:Teatro Hermilo Borba Filho Dias: 26 e 27 de julho – 18h30 Entrada Franca Exposição Bibliográfica e Iconográfica - Os palcos de Hermilo Curadoria: Lúcia Roberta Guedes Alcoforado Projeto Expográfico: Andréia Alcântara – Bibliotecária Marcos Mendes - Programador visual Conteúdo expográfico: Adeusa Sobral – Jornalista Pesquisa Bibliográfica: Wagner Carvalho – Bibliotecário Acervo: Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco Teatro Hermilo Borba Filho Leda Alves Apoio: Companhia Editora de Pernambuco. Realização: Secretaria de Educação - Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco Serviço Local: Sala de exposição do Teatro Hermilo Borba Filho Período: 26 de julho a 3 de agosto
Horário de visitação: Sáb e dom - 17h30 às 20h Seg. à sex – Horário Comercial Entrada Franca



O LIVRO – O espetáculo 'O Livro' de Rafael Martins estréia dia 05 de agosto no Teatro Vanucci, no Shopping da Gávea. O Espetáculo conta a história de Pablo, um professor universitário, e Virgínia, uma jornalista, que depois de um casamento de muitos anos, voltam a se encontrar no apartamento onde viveram juntos e se amaram bastante. Com o pretexto de buscar um livro esquecido na mudança, acontece o reencontro que provoca uma explosão de conflitos, onde um verdadeiro ‘Jogo’ se inicia... recheado de paixão, dúvidas, carinhos, intrigas, perdão, ciúmes, traição, mágoas, mentiras... Amor e Ódio. A peça expõe uma situação pela qual todos já passaram ou vão passar. Info: Kátia Saules Contatos: (21) 9616 -3605 Site: WWW.KATIASAULES.COM



JOÃO PINHEIRO – Logo mais às 20h no Espaço Rio Carioca/Casas Casadas em Laranjeiras, Rio – RJ, João Pinheiro estará cantando músicas do primeiro cd "Brasilidad", do "João canta Sade" e do próximo "Beija-Flor Negro". Os convidados especiais serão Patrícia Mellodi, Manu Santos e Jean-Marc Lucenet. Rua das Laranjeiras 307 - Tel.: 2225-7332 - ao lado da concessionária Volkswagen André Agra baixo | Márcio MM Meireles violão/guitarra Marcelo Nami violão/guitarra | Eduardo Guerra bateria preparador vocal Jorge Luis Cardoso foto Cristiano Soares | video Marcelo Santos produção Maria Bulcão | Sacha Leite apoio www.mpb.com

CHICO BATERA - Festival na Ibiapaba http://www.dragaodomar.org.br/festivalibiapaba/ Info: Kiko Albuquerque Caravela Brasileira Produções (21) 8167-4709 ou 2709-3324 Nextel: 7849-7582 ID: 81*69405 caravelabr@gmail.com Skype: kikoalbuquerque1
MSN: kiko.al@hotmail.com

DANILO MORAES & RICARDO TETÉ - "A torcida Grita" Representantes da nova geração da música popular brasileira, Danilo Moraes e Ricardo Teté acabam de lançar o cd A Torcida Grita. A dupla, cuja parceria dura mais de 10 anos, apresenta o seu segundo cd - o primeiro 51, foi lançado na França - resultado do prêmio pelo primeiro lugar no Festival TV Cultura de 2005. O nome do segundo cd é uma referência ao dia em que ganharam o Festival, como conta Danilo. "Quando a gente subiu ao palco para receber o prêmio das mãos de Gilberto Gil, a torcida de um dos nossos concorrentes vaiava, fazia muito barulho. Nem o Gil conseguia falar", afirma que o episódio também inspirou a música "Viva Vaia". No repertório eles apresentam arranjos para Contabilidade, o samba-rock "Teresa e a torcida", o xote "Beijo Roubado", canção ue faz sucesso com o grupo Rastapé. "Nosso repertório é autoral, sempre com um mix de nossas influências, resultando num trabalho bem MPB". INFORMAÇÕES E RESERVAS: 012 3926 1406

SITAR BOSSA = SITAR SAMBA MARSICANO e RUBINHO LIMA chega de saudade a experimentação desafina continua Quinta, 24 de Julho 19:30 Hs. SESC CONSOLAÇÃO Rua Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque. Região Central - São Paulo Fone: (11) 3234.3000 GRÁTIS Comemorando os 50 anos de Bossa, a experimentação desafinada continua. O encontro entre a sonoridade milenar do sitar indiano e a sofisticada percussão de nosso samba, através de variações para sitar de temas clássicos de Baden Powell, Vinícius de Morais, Jorge Benjor, Tom Jobim, Edu Lobo e Raul Seixas. O show apresentará combinações inauditas como sitar e pandeiro, cuíca, atabaque etc. Marsicano - Introdutor do sitar clássico indiano no Brasil é discipulo de Ravi Shankar. Gravou sete CDs no Brasil e exterior, sendo o último Sitar Hendrix, lançado pela gravadora americana Sonic Wave, indicado ao 49Th Grammy (USA) http://www.sonicwaveintl.com/grammyad.html Rubinho Lima, percussionista da Mangueira participou dos grupos de Jorge Benjor, Elza Soares, Originais do Samba, Antonio Carlos Jobim entre outros alberto@marsicano.tk www.marsicano.tk 11 30641246

SOM DAS AMÉRICAS – O conjunto Som das Américas tem como proposta principal divulgar a música, diversidade e a beleza das culturas e tradições dos povos latino-americanos. Passeando por manifestações musicais do Chile, Argentina, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Cuba, Paraguai, Uruguai e Brasil, apresenta um repertório versátil: Salsa, Folclore, Chá chá chá, Rumba, Mambo, Bolero, MPB, Zamba, Calipso, entre outros, que mostra ao público riqueza de ritmos, instrumentos, poesias e histórias, combinado a autores fantásticos, tanto em suas criações como em seus históricos de vida. Entre eles: Violeta Parra, Victor Jará, Pablo Milanez e Mercedes Sosa. No repertório músicas como: La Cigarra, Gracias a La Vida, Canción com Todos, Moliendo Café, Fruto Do Suor, Mercedita, entre outras. Linguagem universal, a música vai de encontro à sensibilidade, fala direto ao coração daqueles que desejarem entregar-se a uma viagem emocionante e sem fronteiras, prazerosa, macia e lindamente sonora. Rita Ivanoff (Voz) Ivan Gallardo (Voz, Sopros e Cordas) Jorge Romero Sintetizadores, Sopros e Cordas) João Rocha (Contra-Baixo, Cordas e Sopro) Cleiton Pellado (Efeitos e Percussão) Agostín Arias (Percussão e Cordas) José Paulo Romero (Percussão e Efeitos) Caio Merseguel (Violoncelo) Miguelito (Cordas e Percussão) Teatro Municipal Santo André Praça IV Centenário-1 Paço Municipal Centro Santo André – (11) 4433-0789 Apresentação neste domingo dia 27 de julho 19:30 H. Contato Para shows: Chico Cabrera ciapicnic@ciapicnic.com (11) 4232-2590 Cia Pic Nic

MOSTRA PLINIO MARCOS - Sala Experimental Plínio Marcos Espetáculo: Dois Perdidos Numa Noite Suja Duração da temporada: de 01 a 17 de agosto de 2008, sextas e sábados as 19h00 e domingo as 18h00. Duração do evento: 70 minutos Espetáculo: O Abajur Lilás Duração da temporada: de 22 de agosto a 07 de setembro de 2008, sextas e sábados as 19h00 e domingo as 18h00. Duração do evento: 90 minutos Projeto Residência Projeto 100 – Núcleo Hana Espetáculo: Morte e Vida Severina – Sala de Espetáculos Duração da temporada: de 09 de agosto a 07 de setembro de 2008, sábados as 21h00 e domingo as 20h00. Duração do evento: 60 minutos Workshops Gratuitos: Os interessados em participar devem encaminhar currículo (uma página) e carta de intenção para o e-mail : nucleohana@gmail.com - Confecção de Máscaras Ministrantes : Murilo De Paula De 13 a 27 de Agosto – Quartas das 19h às 22h Público alvo: Aberta ao Público - Máximo 20 pessoas (Inscrições até o dia 01 de Agosto) Experimentos Cênicos: Death Note Data: 29 de Agosto às 20h Entrada Franca Palestras : Cultura Pop Japonesa : A linguagem do mangá e a cena Data: 28 de Agosto às 20h Entrada Franca TUSP - Teatro da USP R. Maria Antônia, 294 – Consolação (11) 3255-7182 www.usp.br/tusp

RIO DELLÁRTE - O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Viana Filho (mais conhecido como Castelinho do Flamengo) desenvolve o projeto "Um Castelo de Palavras" todo primeiro sábado do mês, alternando saraus poéticos e leituras dramatizadas. O projeto visa divulgar novos talentos literários e permitir o contato da comunidade com escritores. No primeiro sábado de agosto (dia 02/08), às 18h, acontecerá a leitura da peça "Rio Dell'arte", de João Pedro Roriz, com a participação de um elenco profissional, sob direção de Paula Wenke. Após a leitura, o autor debaterá com o público e ouvirá críticas e sugestões sobre o texto, recentemente escrito. A peça é baseada na Commèdia Dell'arte e traz a Lapa como pano de fundo de uma trama muito divertida: Roque, um tabaréu do interior de Minas Gerais chega ao Rio de Janeiro e se apaixona pela filha de um milionário, tornando-se presa fácil das artimanhas de seu "primo rico", o malandro Chico. O projeto é uma realização da Prefeitura do Rio de Janeiro e conta com o apoio cultural da Universidade Castelo Branco e do Portal Crônicas Cariocas. Entrada franca. O Castelinho do Flamengo fica na Praia do Flamengo, 158. Informações: (21) 22050655 / 81518981 / castelinho@pcrj.rj.gov.br. SERVIÇO: Leitura da peça "Rio Dell'arte", de João Pedro Roriz. Local: Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo 158). Dia 02 de agosto de 2008 às 18h. Entrada franca. Autoria: João Pedro Roriz Direção: Paula Wenke Elenco: Cida Petrowki, Fátima Gusmão, Fernanda Souza, Leonardo Estelita, Manoel Herculano, Moisés Liporage, Paula Wenke, Patrick de Oliveira,Rodrigo Madeira, Sara Harada, Vitor Freeland, Zelimar Barboza. João Pedro Roriz Assessor de Cultura Universidade Castelo Branco Castelo Cultural (21) 32167810 / 94959125

SAMBA NOVO – Elenco: NEI LOPES, LUIZA DIONÍSIO, DUDU OLIVEIRA (flauta) e PAULO CÉSAR FEITAL (poesias), além de mim e de Gabriel Versiani, pratas da casa. Data: 27 de julho de 2008 Local: Renascença Clube Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí Horário: A partir das 14 horas Info: Cláudio Jorge www.claudiojorge.com.br &
http://blogdoclaudiojorge.blogspot.com/ & http://www.myspace.com/claudiojorge

RSMB: SOLIDARIEDADE DÁ MÚSICA - Uma das mais antigas comunidades virtuais de compositores, a RSMB (Rede Solidária de Música Brasileira) comemora sete anos com um super-show. A RSMB 7 Anos - Mostra Musical. Dias 1º e 2 de agosto. Na Choperia do Sesc Pompéia. No começo parecia mais um desses projetos que não saem do papel – a exemplo do que ainda acontece com o sonho de ver a boa música ganhar espaço na mídia de alcance popular. “Não faltou quem duvidasse de que chegaria ao primeiro ano”, ainda se lembram Madan, pai do projeto, e Dhara, que adotou a idéia e até hoje, ao lado dele, tudo faz para o movimento sustente a força. De fato, eles reconhecem, não foi fácil. “Menos pela vontade de acertar do que, propriamente, pela batalha que, no dia-a-dia, os operários da canção independente têm de travar para viver com dignidade”, dizem os líderes. Mas a verdade é que deu certo. Hoje, a RSMB, que, no ano passado, inaugurou um blog (http://rsmb-specialsound.blogspot.com/2007_12_08_archive.html), reúne dezenas associados. Eles são produtores musicais, compositores, intérpretes, gente que, simplesmente, gosta da boa música e faz da RSMB o ambiente ideal para todo tipo de comunicação – da divulgação de shows e projetos à localização daquela canção rara ou daquele instrumento liquidado a preço de ocasião. Nos intervalos, ainda sobra energia para comprar uma bela briga na sempre santa guerra em defesa da música independente de qualidade. “A matéria-prima de tudo é a solidariedade. E é por isso que chegamos aqui e, com certeza, vamos longe”, aposta Madan. De modo a comportar o maior número possível de participantes, a RSMB 7 Anos – Mostra Musical, realização da ONG (Organização Não-Governamental RSMB), com o apoio da Cooperativa Cultural Brasileira e da Rádio Web Paulistana, na cobertura, será nos dias 1º e 2 de agosto, às 21 horas. Na primeira rodada de apresentações, cantam Beto Santos (São Paulo), Darwinson (Goiânia), Élio Camalle (São Paulo), Fernando Cavallieri (São Paulo), Jottagá (Poá), Kana (Japão – São Paulo) Lucia Helena Corrêa (São Paulo), Madan (São Paulo), Marcio Cavalcanti (São Paulo), Marcos Neves (São Paulo) e Vlado Lima (São Paulo). A segunda noite, com direito a apresentação em que todos os participantes cantam juntos, no encerramento, traz Adolar Marin (São Bernardo do Campo), Antônio Felipe (São Paulo), Dhara (São Paulo), Flavito Guerra (São Paulo), Nelson e Sandra Viana (São Paulo), Rafael Leite (São Paulo) e Ubiratan Souza (Maranhão). Sob liderança musical de Bráu Mendonça (violão, guitarra e baixo), a banda que acompanha os intérpretes é formada por Mauro Cannalonga (teclados) e Bruno Sotil (percussão). SERVIÇO Show RSMB 7 Anos - Mostra Musical Data 1º e 2 de agosto, sexta-feira e sábado Horário 21 horas Onde Choperia do SESC Pompéia (Rua Clélia, 93 – telefone (011) 3871-7700) Jornalista Responsável Lucia Helena Corrêa (MTb-RJ 14.849) (http://luciahelenacorrea.blogspot.com/) Informações Cooperativa Musical (Rua Auro Soares de Moura, 252 – 5º andar – telefone 011-3828-3447)

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quarta-feira, julho 23, 2008

ALEXANDRE LEVY



ALEXANDRE LEVY (1864- 1892) – O compositor, pianista, regente e crítico musical brasileiro nascido em São Paulo – SP, Filho do clarinetista francês Louis Levy, fundador da Casa Levy, um dos principais comércios de música da época. Pianista precose, iniciou seus estudos com o professor Luiz Mauricio, continuando-os mais tarde com Gabriel Girandon. Com o irmão Luís Levy tocou em Buenos Aires (1882) e foi feito diretor de concertos do Clube Haydn (1883), importante sociedade paulista de concertos. Atuou como regente pela primeira vez, em concerto deste mesmo Clube Haydn (1885). Viajou para a Europa (1887), onde passou o ano estudando em Paris com Émile Durand e Vincenzo Ferroni. Em seguida retornou a São Paulo, onde iniciou trabalho de crítico musical na imprensa. Foi um artista de grande alento, devendo-lhe a arte brasileira belos trabalhos calcados em temas nacionais, cujas composições mostravam uma clara tendência nacionalista, pelo uso de temas do folclore e do populário urbano e rural e foram editadas e fizeram grande sucesso na Europa. Os principais trabalhos, inclusiva “Samba”, foram escritos depois de seu regresso. Outras composições: “Quarteto”, “Trio”, “Sinfonia em si bemol”, “Werther”, um poema sinfônico, “Cantata” para coro e orquestra”, “Comala”, poema sinfônico, “Suíte Brasileira”, “Prelúdio”, entre outras tanta para piano, entre elas o “Tango brasileiro” e “Variações sobre Vem Cá Bitu” e “Schumanianas”. Patrono da Cadeira n. 29 da Academia Brasileira de Música..



FONTE:
MONTALVÃO, Alberto. No mundo da música. Rio de Janeiro: Spiker, 1958.
RIBEIRO, Wagner. História da música na América. São Paulo: FTD, 1965.

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terça-feira, julho 22, 2008

DICAS DA SEMANA & TATARITARITATÁ!!!!



NELSON AYRES & PAU BRASIL – No dia 31 de julho, quinta-feira, sob o comando do pianista Nelson Ayres, a Jam no Jaraguá, recebe o grupo instrumental Pau Brasil, às 21h30. Formado por Nelson Ayres (piano), Paulo Bellinati (violão), Rodolfo Stroeter (baixo), Teco Cardoso (sax e flauta) e Ricardo Mosca (bateria), o Pau Brasil interpreta versões originais de clássicos brasileiros como "Baixa do Sapateiro" (Ary Barroso), "Bye Bye Brasil" (Roberto Menescal e Chico Buarque) e "Martelo" (segunda parte das “Bachianas Brasileiras n.5” de Villa-Lobos), além de temas de Paulo Bellinati ("Jongo") e de Nelson Ayres ("Só Xote" e "Fogo no Baile"). Estas composições integram o álbum Pau Brasil 2005 (Biscoito Fino). O roteiro traz ainda novas interpretações para “O Rancho Fundo” (Ary Barroso e Lamartine Babo) e “Ária da Bachiana Brasileira nº 4” (Villa-Lobos), entre outras. Logo após o show, começa a jam session que é aberta aos músicos presentes interessados em tocar ao lado de Nelson Ayres, fazendo um som sem compromisso, sem formalidades e sem hora para acabar. O projeto é uma iniciativa de Carlos Mamberti para proporcionar vibrantes shows de música instrumental com participação de convidados e reviver os bons tempos das jams sessions que Sérgio Mamberti promoveu no início dos anos 90, no Crowne Plaza. Serviço Jam no Jaraguá - Nelson Ayres Convida Convidado especial: Pau Brasil - Nelson Ayres (piano), Paulo Bellinati (violão), Rodolfo Stroeter (baixo), Teco Cardoso (sax e flauta) e Ricardo Mosca (bateria). Dia 31 de julho – quinta-feira – 21h30 - (jam session sem hora p/ terminar) Teatro Jaraguá - Rua Martins Fontes, 71 - Centro/SP - Tel: (11) 3255-4380 Assessoria de imprensa: ELIANE VERBENA
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br



JOZI LUCKA – Festival de inverno Sesc com composições próprias além de nova paisagem para Tom Jobim, Jorge Benjor, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Mutantes, Tim Maia. Dia: 31 de julho de 2008 20 horas Local: Teatro Sania Cosmelli. Centro - Nova Friburgo Ingressos disponíveis no Sesc Nova Friburgo um dia antes do show a partir das 13 horas. Veja mais Jozi Lucka.

A MARVADA – O Encantados Contadores de Histórias tem o prazer de apresentar o espetáculo A Marvada, texto de Almeida Scheiner. Estréia dia 02 de agosto na Casa da Cidade, abrindo o circuito de espetáculos Encantados Contadores. Os ingressos já podem ser adquiridos diretamente com o grupo e custam R$ 10,00 Inteira e R$ 5,00 meia. Outros dias de Apresentação: 8 e 9, 15 e 16 e 22 e 23 de agosto, sempre as 21 horas. Contatos: 91291459 - 91367870 drama_sil@yahoo.com.br



O REENCONTRO DOS PALHAÇOS NA RUA É A ALEGRIA DO SOL COM A LUA, que se apresentará na Praça Cel. João Guilherme (MARCO ZERO) no dia 23 de julho de 2008 (quarta-feira), às 15h. Mais informações Alex Deplex - SESC CARUARU Assistente de Cultura Local

VI FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO & DANÇA - Estão abertas as inscrições para o 6° Festival Estudantil de Teatro e Dança, que será promovido de 14 a 30 de agosto, no Teatro Apolo, com a participação de grupos ligados a escolas públicas e privadas, universidades e cursos de teatro e dança do Estado de Pernambuco. Maiores informações e inscrições no Teatro Apolo (fone 81 - 3232 2030).

I FESTIVAL REVELANDO NOVOS ATORES BRASILEIROS – O 1º Festival "Revelando Novos Atores Brasileiros" recebe as inscrições dos artistas até o dia 31 de Novembro. Podem ser inscritos alunos de artes dramáticas e atores formados de qualquer região do país. Para se inscrever, acesse o site: http://www.festivaiscinematograficos.com. Informações para imprensa:Carla Manga imprensa@agenciacinema.com Dúvidas e inscrições de candidatos: revelandonovosatores@agenciacinema.com

III FESTIVAL BNB DE MÚSICA INSTRUMENTAL – Com concertos de artistas e bandas do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, no período de quarta-feira, 23, até sábado, 26, além de uma oficina de guitarra ministrada pelo músico brasiliense Marcelo Barbosa, nos dias 22 e 23 (terça e quarta-feira), e uma mostra internacional de DVDs musicais. No cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), integram a programação da próxima semana no III Festival BNB da Música Instrumental os concertos dos seguintes artistas e bandas: o contrabaixista, compositor e arranjador potiguar Marcelo Randemarck, às 17h, e o pernambucano Trio Sotaque, às 19h, na quarta-feira, 23; o violonista, arranjador, compositor e maestro baiano João Omar, filho de Elomar Figueira Mello, e o flautista João Liberato, às 17h, e o septeto pernambucano O Quadro, às 19h, na quinta-feira, 24; o rock instrumental contemporâneo das bandas cearenses O Garfo, às 16h, e Fossil, às 17h30, e da matogrossense Macaco Bong, às 19h, na sexta-feira, 25; e encerrando a semana, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, às 17h, e o violonista paulista Zezo Ribeiro, às 19h, no sábado, 26. Através do programa Arte Retirante, a programação do Festival se estende até Limoeiro do Norte, onde o bandolinista, violonista, compositor e arranjador cearense Carlinhos Patriolino se apresenta na quarta-feira, 24, às 20h, no Núcleo de Informações Tecnológicas – NIT (rua Cônego Bessa, 2381). ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Marcelo Barbosa (DF) – (61) 3245.7140 – marcelogtr@gmail.com Trio Sotaque (PE) – (81) 9617.2508 / 9972.7883 – raimundobatista@globo.com João Omar e João Liberato (BA) – (77) 8808.3065 / 3422.8215 – joaoomar@gmail.com O Quadro (PE) – (81) 8715.4911 / 2126.8318 Carlinhos Patriolino (CE) – (85) 8809.4513 / 3223.9866 – carlinhospatriolino@hotmail.com O Garfo (CE) – (85) 8890.2466 – ogarfotrio@gmail.com Fossil (CE) – (85) 8876.8984 – georgefrizzo@yahoo.com.br Macaco Bong (MT) – (85) 8890.2466 Jefferson Gonçalves (RJ) – (21) 8172.1693 / 8819.4891 – jefferson@jeffersongoncalves.com vieira_ju@hotmail.com Zezo Ribeiro (SP) – (85) 8458.5235 / 3886.8400 – zezoribeiro@hotmail.com André Marinho (coordenador geral do III Festival BNB da Música Instrumental) – (85) 3464.3181 / 9111.1090 – andreluismm@bnb.gov.br Henilton Menezes (gerente de Gestão da Cultura do BNB) – (85) 3464.3109 / 8635.6064 – henilton@bnb.gov.br Carmen Paula (gerente-executiva do CCBNB-Fortaleza) – (85) 3464.3111 / 8635.6031 – cpaulavm@bnb.gov.br Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

RODRIGO QUICK - Confira onde estará Rodrigo Quick nos próximos dias: dia 22, terça, Leblon (GENTE FINA) dia 26, sábado: Praça Mauá (CABARET KALESA) dia 02, sábado: Niterói (FESTA BLITZ 80, HUM GRAU, com SILVINHO BLAU BLAU) Rodrigo Quik. Confira mais no meu site: www.RODRIGOQUIK.com.br

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segunda-feira, julho 21, 2008

TEATRO GREGO – SÓFOCLES



SÓFOCLES – Nascido por volta de 496 a.C., na cidade de Colona, província da Ática, Sófocles era filho de um rico comerciante de espadas. Desde cedo participou da vida teatral, interpretando vários papeis femininos nos festivais dramáticos, uma vez que na Grécia antiga a mulher não tinha acesso ao palco. Aos 16 anos, conta-se, foi escolhido para dirigir o coro dos adolescentes que, depois da batalha de Salamina, em 480 a.C., dançaram nus ao ritmo do peã, hino em louvor ao deus Apolo. Amigo pessoal de Péricles, Sófocles chegou a ocupar altos cargos no governo ateniense. Em 443 foi nomeado ministro do tesouro; no ano seguinte, foi eleito magistrado. Durante a importante expedição de Péricles contra Samos, acumulou as funções de tesoureiro imperial e de general. Já velho, uniu-se a uma cortesã, com quem teve um filho, Iofonte, nascido de seu casamento anterior, com a ateniense Nictóstrata, temendo que o pai legasse seus bens a esse irmão ilegítimo, morreu contra o tragediografo uma ação judicial: acusou-se de senil e incapaz. Levado à presença dos juizes, Sófocles defendeu-se lendo trechos de Édipo em Colona, que estava escrevendo nessa ocasião, e foi absolvido. Sófocles morreu em 406 a.C., cantando versos de uma de suas mais belas tragédias, Antígona. Deixou cerca de 120 peças, das quais só restam 7: Antígona (444), Ájax (441), Édipo Rei (430), Electra (420), As Traquínias (414), Filocetes (409) e Édipo em Colona (406). Nos concursos dramáticos realizados em Atenas, alcançou 26 vezes o primeiro lugar e 40 em segundo. Sófocles trouxe contribuições fundamentais ao desenvolvimento da tragédia. Aos dois únicos atores anteriores, o protagonista e o deuteragonista, acrescentou um terceiro, o triagonista, fechando com ele o circulo da ação e da emoção. Aumentou também o numero dos integrantes do coro de 12 para 15. Documentos da época testemunham suas invenções no campo da cenografia e tudo leva a crer que tenha sido o primeiro a proporcionar um fundo definido a seus personagens. Como em Esquilo e Eurípedes, os temas em Sófocles são os mitos. Os mitos gregos são simultaneamente divino e heróicos, e neles os heróis representam o elo entre o mundo dos homens e dos deuses.
Uma das mais grandes tragédias da literatura dramática é Antígona, escrita em 442, antes de qualquer dos textos de caracteres remanescentes. Sófocles dedica-se aqui a um conflito básico, as pretensões rivais do Estado e da consciência individual.
A questão fundamental á descobrir como estabelecer um termo médio entre esses princípios e evitar a catástrofe quer para o grupo quer para o indivíduo. Afora isso, a oposição ainda mais geral entre amor e ódio lança sua magia sobre toda a peça.
Sófocles não procura desviar o drama em favor de sua heroína, pois reconhece os direitos do Estado e do interesse público.
Embora Sófocles não se incline a resolver a disputa entre o Estado e a consciência individual, contentando-se simplesmente em observar que as conseqüências do conflito tendam a ser trágicas, o ímpeto de sua piedade e de sua caracterização de Antígona lança o peso da simpatia, ao menos quantos aos leitores modernos, para o lado da nobre moça.
Esta deslumbrante tragédia deixa em suspenso diversos problemas que não entregam com facilidade seu significado ao leitor casual.
A mesma batalha com um tema importante e difícil distingue as duas grandes peças que colocam o problema do destino. Usualmente o acidental é considerado um artifício barato e fácil na literatura dramática. Mas não é barato nem fácil no Édipo Rei. O acidente ocorre antes do início da peça e amarra as circunstâncias num nó que só poderá ser desatado após prolongada batalha. Além disso, felizmente, Sófocles estava à altura da tarefa. Es não podia esperar resolver o enigma do destino, ao menos conseguiu uma das incontestáveis obras-primas do mundo. E é novamente seu soberbo Dom para a caracterização que enriquece a simples mecânica da dramaturgia com vida, agonia e plausibilidade.
Como alguém que viu a vida "equilibradamente", segundo suas luzes pagãs recusou-se a codificar a existência do acidente na tragédia. Édipo é uma personagem superlativamente ativa, como se o dramaturgo ático tentasse nos dizer que o destino trabalha através do caráter da vítima. Com efeito o fado encontra forte aliado neste homem corajoso, nobre a de ótimas intenções, cuja única é o temperamento inflamável. Tanto suas virtudes quanto defeitos conspiram contra ele.
Sem ser moralmente responsável, Édipo é psicologicamente responsável pelos tormentos. Consequentemente é uma personagem dinâmica e um sofredor ativo; na verdade, é uma das figuras trágicas da literatura.
A estória de Édipo nos convida a descer às profundezas da antropologia e psicanálise modernas que foram intuitivamente perscrutadas pelos poetas desde tempos imemoriais. Somos relembrados dos impulsos anárquicos e incestuosos que complicam a vida do homem e se exprimiram em tantos tabus primitivos e neuroses civilizadas. Como toda obra de arte superior, esta tragédia tem uma vida dupla: aquela que expressa e aquela que provoca.
A seqüência a esta tragédia, o sereno e encantador Édipo em Colona, escrito muitos anos mais tarde, é o Purgatório e Paraíso do Inferno de Sófocles. O problema do destino inexplicável colocado pelo Édipo Rei não é respondido no trabalho posterior. Mas pelo menos uma solução é indicada: O que o homem não pode controlar, ao menos pode aceitar; o infortúnio pode ser suportado com fortaleza e enfrentado sem sentimento de culpa. Édipo está purgado e curado. E com ele, nós que o seguimos aos abismos imergimos liberados e fortificados.
Logo após a apresentação de Édipo em Colona, em 405 Sófocles foi juntar-se à sombra de Ésquilo. No mesmo ano fatídico falecera também Eurípides e morreria a glória que era a Grécia, pois Atenas sucumbiria ao poderio militar de Esparta. Nenhum mestre da alta arte da tragédia floresceu em Atenas após a morte de Sófocles.

FONTE:
AMARAL, Maria Adelaide et al. Teatro vivo: introdução e história. São Paulo: Abril, 1976.
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril, 1978.
BARATA, José Oliveira. Estética teatral. Lisboa: Morses, 1981.
_______. Didactica do teatro: introdução. Coimbra: Almedina, 1979.
BRANDÃO, Junito. Teatro Grego: Origem e Evolução. São Paulo: Ars Poética. 1992.
CÁCERES, Florival. História Geral. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMPOS, Geir; GUZIK, Alberto; SILVEIRA, Miroel;
GONÇALVES, Júnia. Teatro grego. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento. São Paulo: Perspectiva, 1980.
FERGUSSON, Francis. Evolução e sentido do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.
KÜHNER, Maria Helena. Teatro popular: uma experiência. Rio de Janeiro: F Alves, 1975.
MACHADO, Maria Clara. Teatro. Rio de Janeiro: Bloch/Fename, 1980.
MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. São Paulo: Ática, 1985.
MORENO, J. L. O teatro da espontaneidade. São Paulo: Summus, 1984.
PIGNARRE, Robert. História do Teatro Grego. Lisboa: Europa-América, 1979.
REDONDO JUNIOR. O teatro e a sua estética. Lisboa: Arcádia, 1978.
REZENDE, Antonio Paulo & DIDIER, Maria Thereza. Rumos da História. São Paulo: Atual, 2001.
SOUZA, J. B. de Mello. Teatro grego. Rio de Janeiro: W.M. Jackson Inc, 1950.

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sexta-feira, julho 18, 2008

CANTARAU DE AMOR POR ELA – O SARAU DOS NAMORADOS





Imagem: arte de Derinha Rocha.







ARMADILHAS



Letra & música de Luiz Alberto Machado



Eu te amei

Apesar das armadilhas

Que perseguem todo amor

Eu me dei

Fui deriva tão somente

No teu jeito iridescente

Me pegou em pleno vôo

Me joguei

Respirei com tua vida

De maneira descabida

Que ninguém jamais ousou

Quando em vez

Permaneço em ti oculto

É aí que vem teu vulto

No poema que pintou

Hoje sou o delírio e a vertigem

Das lembranças que me afligem

Em pleno corredor

Já vingou e fez da dor o vício

Me jogou no precipício

E me salvou com teu amor

Eu bem sei quem sabe chega o dia

O destino dê valia

E me entregue a tua flor



© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.


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quinta-feira, julho 17, 2008

DICAS PRO FINAL DE SEMANA & TATARITARITATÁ!!!!



ANTONIO NÓBREGA – Passo direção: Antonio Nóbrega - elenco: Alicio Amaral, Juliana Pardo, Luciano Fagundes, Maria Eugênia Almeida, Mariana Abib Candusso, Otávio Bastos, Rosane Almeida - participação especial: Antonio Nóbrega Terça a sexta, às 21h - Entrada franca (a bilheteria será aberta com uma hora de antecedência) - Sala Jardel Filho (324 lugares) de 15 a 18/7 Passo é o primeiro espetáculo inteiramente dedicado à dança dirigido pelo multiartista Antonio Nóbrega. O elenco é formado por sete bailarinos e conta com a participação especial do próprio Antonio Nóbrega, que, em suas experiências anteriores com a dança, estava sozinho no palco. A trilha sonora do espetáculo foi criada a partir de composições de Nóbrega e de Ernani Aguiar, José Eduardo Gramani, Antônio J. Madureira, Anacleto de Medei- ros, Lourival Oliveira, Maestro Nunes, J. S. Bach e Villa-Lobos. Juntamente com Nóbrega, a equipe que trabalha em Passo participa da criação de uma companhia de dança brasileira contemporânea. A intenção do grupo é reinterpretar os espetáculos populares brasileiros, em que as várias linguagens cênicas (música, dança, teatro, pantomima, entre outros) se mesclam. Centro Cultural SP R Vergueiro 1000. Veja mais acessando: http://www.antonionobrega.com.br/



TURIBIO SANTOS abre PROGRAMA DE CORDAS no MÚSICA NO MUSEU em AGOSTO que terá também, além do Rio de Janeiro concertos em SÃO PAULO e PORTO ALEGRE além de WASHINGTON, EUA e AVEIROS, PORTUGAL Com uma apresentação no Centro Cultural Light no dia 1º. de agosto, o violonista Turíbio Santos abre o Programa de Cordas de Música no Museu. Com carreira internacional, é um nome há muito consagrado. Percorreu diversos países levando a música brasileira às diversas salas de concerto o obtendo sempre excelentes críticas tanto de seus concertos como para seus 50 CDs já lançados. TURIBIO SANTOS já dividiu o palco com grandes nomes, como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch, Victoria de Los Angeles, J. P. Rampal; e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestre National de France, Orchestre J. F. Paillard, Orchestre National de L'Opéra de Monte-Carlo, Concerts Pasdeloup, Concerts Colonne, Orquestra Sinfônica Brasileira, e outras. Tem intensa atividade junto aos músicos brasileiros, tendo redescoberto e regravado os compositores João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis
Em 1983 criou a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, com 25 de seus alunos da UNI-RIO e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Recentemente criou a Orquestra Brasileira de Violões. Seus discos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos e Choro do Brasil marcaram época no lançamento da música brasileira no mercado europeu. TURIBIO SANTOS é membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da UNESCO. Em 1985 foi nomeado Diretor do Museu Villa-Lobos e Chevalier de la Legion D'Honneur e em 1989 Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul e membro da Academia Brasileira de Música Em 1999 regravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão ao lado de compositores como Edino Krieger, Sérgio Barboza, Nicanor Teixeira, Chiquinha Gonzaga, E. Nazareth, para uma série de 5 CDs em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. MÚSICA NO MUSEU Concertos de Inverno. Agosto de 2008. MÚSICA NO MUSEU | AGENDA |AGOSTO de 2008 1 Sexta 12h30 CENTRO CULTURAL LIGHT R. Marechal Floriano, 168 – Centro Tel. (21)2211-4420 Capacidade: 200 lugares Músico: TURÍBIO SANTOS, violão.



ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO PAULO – OSESP - Nos dias 18 (sexta-feira), 19 (sábado) e 20 (domingo) de julho a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), uma das maiores orquestras da América Latina, estará em São José do Rio Preto para algumas apresentações. Grátis. Dia 18 (sexta) às 9 hs, auditório do Sesc, palestra sobre Apreciação Musical, às 16 hs, no Teatro do Sesc, palestra com o maestro John Neschling às 20 hs, no Parque da Represa Municipal - apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado Dia 19 (sábado) às 9 hs, no Auditório do Sesc, palestra sobre Música na Idade Média às 16 hs, Concerto de Coro de Câmara (violinos) da OSESP na Igreja São Judas, no bairro Roseiral Dia 20 (domingo) às 9 hs, no Auditório do Sesc, palestra sobre Música Barroco e Romanticismo às 16 hs, no Teatro Sesc, Concerto do Quarteto de Cordas (2 violinos, violoncelo e viola) às 18 hs, no Teatro Sesc, Concerto do Quinteto de Metais (2 trompetes, 1 trompa e 2 trombones) às 20 hs, no Teatro Sesc, Concerto do QUinteto de Sopro (oboé, clarinete, trompa e fagode). Info: Dorinha M. Vinha Consultoria & Assessoria Turismo Fone 17-3227-7120 / 9791-3476



ITIBERÊ ZWARG QUINTETO - Dia 18 de julho – 21h Itiberê Zwarg – piano, baixo elétrico e arranjos Joana Queiroz – clarineta Bernardo Ramos – guitarra Vitor Gonçalves – piano e saxofone Ajurinã Zwarg – bateria Drink Café Av. Borges de Medeiros, s/n Parque dos Patins – Quiosque n° 5 Couvert artístico R$6,00.


Foto: Jô Capusso

ULTRALIGHT - Peça estréia em agosto O espetáculo Ultralight traduz a dor e a solidão de forma bela e com leveza O grupo Na Companhia de Mulheres e a Cooperativa Paulista de Teatro apresentam o espetáculo Ultralight, que estréia no dia 1º de agosto, sexta-feira, no Teatrix, às 21h30. O texto – assinado por Jarbas Capusso Filho – tem direção de Tatiane Daud e interpretação de Edi Fonseca e Zeza Mota. A montagem é um recorte na vida de duas irmãs que se reencontram, depois de 20 anos. Suzana (Zeza), uma escritora bem sucedida que revela suas fraquezas no decorrer da peça, retorna à sua casa para encontrar a irmã Julia (Edi), uma mulher obcecada pelo espírito de Marylin Monroe, prisioneira da violência e das assombrações da infância. Na definição do autor Jarbas Capusso Filho, “Ultralight é a peça da solidão mútua, coletiva; do auto-abandono à distância, que engole o tempo que conspira desde a infância contra todos nós”. E completa: “Ultralight fala das armadilhas na sala de jantar e das minas enterradas no chão da cozinha ou nas areias da praia”. A peça tem ainda a colaboração de Otavio Martins no dramaturgismo, atuando ao lado da diretora na parte conceitual da montagem. Segundo ele, “esse texto representa o amadurecimento da dramaturgia de Jarbas Capusso, um estágio natural na evolução do texto simples, mas cheio de conteúdo”. Ele também afirma que o texto promove o desafio de colocar em cena dois papéis femininos atípicos, densos, impactantes e com uma carga emocional incomum na dramaturgia realista. “Esta gradação de emoções em personagens fortes exige muito das atrizes”, complementa. Espetáculo: Ultralight Texto: Jarbas Capusso Filho Direção: Tatiana Daud Dramaturgue: Otavio Martins Elenco: Edi Fonseca e Zeza Mota Cenografia, figurinos e adereços: Flavia Garrafa Concepção de luz: Pedro Garrafa Trilha Sonora original e sonoplastia: Diego Sanchez Trindade Estréia: Dia 1º de agosto – sexta-feira – às 21h30 Teatrix – www.teatrix.com.br Rua Peixoto Gomide, 1066 – Jd. Paulista/SP – Tel: (11) 3285-0939 Duração: 60 min – Gênero: Drama – Censura: 14 anos Temporada: sextas-feiras – às 21h30 - Até: 29/08/08 60 lugares. Ar condicionado. Assistente de direção: Carol Ferretti Comunicação visual: Otavio Martins Fotos: Jô Capusso Produção executiva: Brancalyone Produções Artísticas Produção: Na Companhia de Mulheres Realização: Na Companhia de Mulheres e Cooperativa Paulista de Teatro Assessoria de imprensa: ELIANE VERBENA Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br



LIA CORDONI – Teatro Municipal de Santo André apresenta: LIA CORDONI e banda com o espetáculo cênico-musical Samba-Fusão do samba-rock ao samba-jazz pré-lançamento do CD Canções de Jairo Cechin 24 e 31 de julho às 20h Pça IV Centenário 01-Paço Municipal Centro-Santo André/SP (F:11.4433-0789) Informações: www.liacordoni.com "O Samba-Fusão trata-se de um projeto autoral inspirado em pesquisas acerca das várias vertentes do samba, desde o samba-canção e a bossa-nova, até o partido alto e o samba-rock. Uma característica marcante deste trabalho é a criação de um 'samba estilizado', através de sua fusão com outros gêneros musicais, como o samba-jazz e o samba-soul. As canções, inéditas, são de autoria do compositor Jairo Cechin, e foram criadas exclusivamente para a voz expressiva e singular da cantora Lia Cordoni." Participações Especiais: 24/07: Flávio Bala e Neuza Pinheiro 31/07: Kleber Albuquerque, Fernando Sardo e Bira Azevedo. Ingressos à venda na bilheteira do teatro, nos dias 23, 24 e 31 de julho. R$16,00 e R$8,00 (estudante) Formação: Violão e Vocais: Jairo Cechin; Piano,Teclados e Arranjos: Leandro Marques Contra-Baixo e Vocais: Danilo Vianna Bateria: Alê Damasceno



TEATRO DO OPRIMIDO - Estão abertas as incrições para a segunda fase do projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, para representantes de Pontos de Cultura e Instituições sócio-culturais. O projeto, que tem o objetivo de formar novos agentes multiplicadores da metodologia do Teatro do Oprimido, acontece na Paraíba, Ceará, Bahia e Maranhão entre 21 de julho e 29 de agosto. As inscrições acontecem até cinco dias antes da realização de cada etapa e devem ser feitas através de um termo de adesão, que deve ser preenchido pelo representante do Ponto de Cultura ou instituição interessada, sendo solicitado a cada um dos responsáveis pelos pólos, via e-mail: Contatos e outras informações: claudio.pressao@ctorio.org.br (PB); claudiasimone@ctorio.org.br (CE); helensarapeck@ctorio.org.br (MA); geobritto@ctorio.org.br(BA).



BARBARA RODRIX E APÁ SILVINO - Show no TOM JAZZ 24 de julho quinta-feira - 22h em São Paulo. Ambas cantam. Ambas compõem. No show, dividem-se e se juntam para apresentar canções inéditas - cada uma pretende lançar um disco em 2008. Em comum, além das músicas, elas dividem os parceiros letristas, quase todos ligados ao Clube Caiubi de Compositores (que também é virtual: www.clubecaiubi.com.br . No show há composições das duas com nomes como Zé Rodrix (pai de Barbara), Alexandre Lemos, Ricardo Soares, Sonekka, Gilvandro Filho, Elder Braga, Léo Nogueira e Zé Edu Camargo. Veja Apá Silvino myspace.com/aparecidasilvino & http://clubecaiubi.ning.com/profile/aparecidasilvino Bárbara Rodrix www.myspace.com/barbararodrix & http://clubecaiubi.ning.com/profile/BarbaraRodrix TOM JAZZ Avenida Angélica nº 2331 – Higienópolis Telefone: (11) 3255-3635 www.tomjazz.com.br Horário de abertura da casa: 20h Horário de show: 22h

RICARDO GUIDARA – O cineasta Ricardo Guidara, 25 anos, que acaba de estrear "Cet Amour" no Reserva Cultural e de ser premiado com o 1º lugar no Quick Flick World por "Docinho", vídeo experimental inspirado na obra de Quentin Tarantino, está em fase de finalização de "Bicicuba", documentário rodado na ilha de Cuba momento antes do ditador Fidel Castro anunciar sua renúncia após 49 anos no poder. Com estréia prevista para dezembro deste ano, o longa tem 60 minutos e traz imagens inéditas do lugar e depoimentos de poetas, músicos, estudantes e outros formadores de opinião sobre seu líder, a revolução e aspectos sociais, econômicos e culturais da ilha que, já com os rumores de um comandante doente, se encontrava em um delicado e esperado momento de transição. Gravado entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008, o documentário tem formato digital e 56 horas de gravações, resultantes do estreito acompanhamento que Ricardo Guidara fez da viagem de Marcelo Siqueira pela ilha socialista a bordo de uma bicicleta. No blog sobre o filme (http://bicicuba.blogspot.com), o cineasta conta que o documentário registra a passagem do ciclista-ativista Marcelo Siqueira a partir de Havana. Ele parte do Brasil com o objetivo de estudar a relação que, a partir da década de 90, os cubanos passam a ter com a bicicleta. "Os moradores da ilha tiveram sérias dificuldades de abastecimento enegértico e material. Trocaram seu açúcar por bicicletas chinesas e a população, mesmo faminta, começou a se locomover assim", explica o diretor. Ronin: O Viajante Outro documentário de Ricardo Guidara é "Ronin: O Viajante", que ainda está em fase de captação de recursos. O longa, que será rodado no Japão, é o grande projeto de Ricardo Guidara atualmente. Como bem descreve o cineasta no blog do documentário (http://roninoviajante.blogspot.com/), o filme, que tem realização da Zingamedia, mostra a trajetória de Renshi Leandro Omini, um jovem samurai brasileiro em busca das origens de sua arte, o Kendô. Agenda agitada: Formado em design gráfico e estudante de artes visuais na Unesp, Ricardo Guidara ressalta a preferência pela linguagem plástica. "Ultimamente, cinema é o que me dá mais prazer, embora essa linguagem também seja mais trabalhosa. Em vez de criar uma tela, eu acabo pintando 24 quadros por segundo. Ao mesmo tempo, eu sempre pinto antes de fazer um filme, o que gera uma perfeita comunhão das duas artes", explica o diretor. Em São Paulo, Ricardo Guidara já é bem conhecido por seus trabalhos como assistente de direção na Trattoria Filmes e na O2 Filmes, bem como pelas exposições na Galeria Casa da Xiclet. Além dos documentários "Bicicuba" e "Ronin: O Viajante", Ricardo Guidara ainda está envolvido na direção de outros filmes e três videoclipes, o que o coloca, hoje, na lista dos jovens cineastas que mais produzem no Brasil. Seu trabalho é freqüentemente requisitado por bandas alternativas e de rock. Tanto que foi convidado a gravar o clipe do Forgotten Boys, que o inspirou a dirigir um curta-metragem (ainda em produção) com trilha sonora da banda. Essa parceria é antiga: o cineasta já trabalhou com o Forgotten Boys em "Na Mira". Lançado no Cinesesc em agosto do ano passado, "Na Mira" revela a preocupação do diretor de unir poesia, conteúdo, plástica e visual em uma única obra. Com trilha sonora de Gabriel Dib e do Forgotten Boys, a produção é o primeiro filme do diretor. Artista plástico inquieto e que coloca os seus traços a serviço de diversas causas de sua arte, Ricardo Guidara, que também é grafiteiro, é formado em design gráfico e faz o 3º ano da faculdade de artes visuais na Unesp. Em São Paulo, ele é bem conhecido pelos trabalhos na assistência de direção na Tratoria de Filmes e na O2 Filmes, e pelas exposições na Galeria Casa da Xiclet. Caso queira conhecer o trabalho dele, acesse o canal http://www.vimeo.com/guidara Info: Kathia Natalie 3081-2273 / 9532-7255 CONTATO COM A IMPRENSA Para baixar fotos, vídeos ou solicitar entrevista: Kathia Natalie (assessoria de imprensa)– 11 9532-7255 / 3081 2273 kathianatalie@gmail.com Ricardo Guidara – 11 9902-6326 rguidara@gmail.com



DIÁLOGO INÚTIL DO ABISMO COM A QUEDA - Cia de Orquestração Cênica convida para a nova temporada da comédia dramática Diálogo Inútil do Abismo com a Queda, no Espaço dos Satyros 2, de 5 de julho a 31 de agosto, aos sábados e domingos 19h. Sinopse Inspirada na obra de Beckett, a peça utiliza a linguagem dos HQs e desenhos animados para contar a história de um casal de velhos que estão juntos há 350 anos e voltam ao local em que casaram para se separar.Texto e direção: Cesar Ribeiro Com: Ruy Andrade, Ulisses Sakurai e Paulo Campos Duração: 60 minutos Idade: 12 anos Lotação: 70 lugares. 5 de julho a 31 de agosto Sábados e domingos 19h Espaço dos Satyros 2 Praça Roosevelt 124 São Paulo 3258.6345



AVA ARAUJO – Dia 22 de julho de 2008 – terça-feira, às 19:30h - a cantora Ava Araujo faz show no FESTIVAL VITÓRIA BOSSA NOVA - Estação Porto - Vitória/ES. No repertório do show músicas de Antônio Carlos Jobim, Flávio Chamis, Filó Machado, além de composições próprias. Ava Araujo iniciou sua carreira como cantora popular no início dos anos noventa. Fez aulas de teoria e canto na Escola de Música do Espírito santo – ligada ao Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Estudou violão popular com o grande professor Everaldo Pinheiro. Na capital federal onde residiu por alguns anos, participou de vários espetáculos em projetos como o Temporadas Populares e Arte por Toda Parte. Diversos outros shows também foram feitos em importantes teatros da cidade com excelente resultado de público e de crítica como na Sala Martins Penna no Teatro Nacional Cláudio Santoro, Teatros do Sesc, Teatros da Funarte, Teatro dos Bancérios, dentre outros. De volta à sua terra natal, recentemente participou do projeto Maria Maria 2008, com apresentações no Teatro do Sesi e na inauguração do Teatro Municipal de Viana. Mais informações em: www.myspace.com/araujoava Serviço: Show: AVA ARAUJO Local: Estação Porto - Vitória – ES Data: Dia 22 de julho Horário: 19:30 horas Censura: Livre/ENTRADA FRANCA

NATALIA MALLO - (Trash pour 4 e Gato Negro Tango Trio) estréia carreira solo com "Qualquer Lugar" Show de lançamento do cd no Photozofia Arte & Cozinha Largo São Sebastião, 105 - centro - São Francisco Xavier - reservas: 012 3926 1406 Desde que chegou ao Brasil há mais de uma década, Natália Mallo vem fazendo seu disco de estréia. QUALQUER LUGAR é a quinta versão do trabalho solo de uma argentina que já veio sem o sotaque portenho e com o tempo aprendeu a perder o sotaque das influências musicais. Gravadas entre março e agosto de 2007 no Estúdio São Macário, QG do Trash Pour 4, grupo do qual Natália participa como cantora e baixista, as nove músicas do CD consumiram o mínimo em termos de parcerias, arranjos, instrumentos, músicos, canais e horas de estúdio, um caso mais de apuro e inteligência do que economia. Natália queria espaço interno, silêncio carregado de discursos, momentos instrumentais longos. Honestidade. O trabalho de Natália até então se dividia entre o pop, o conceitual e a síndrome de underground, que não se permite fazer um trabalho mais comercial, temendo estar preocupando-se mais com a forma do que com o conteúdo. Mariá Portugal, outra integrante do TP4, que assina a co-produção de QUALQUER LUGAR, veio para trazer distanciamento, dar pitacos, eliminar acordes.

LOOP B & PEDRO OSMAR – SARAU ASTRONÔMICO - música, poesia e observação do céu: Você vê o céu noturno da cidade através de telescópios e ouve informações sobre os astros. LOOP B e PEDRO OSMAR tocam as músicas do cd Farinha Digital, integração entre a viola nordestina e a eletrônica mais a percussão nos objetos ready-made. Próxima sexta, 18 de julho, 20h no jardim suspenso do Centro Cultural GRATIS Rua Vergueiro 1000 - Metrô Vergueiro.

MARIA GADU & LEANDRO LEO no Capim Limão Quinat e sexta, 21:30H Sábado Forró - 20h a 1h Eletro house - 1h a 6h Domingo Churrasco 11 as 15h e LOUNGE PARTY (eletro house)- 21H ÀS 06H Capim Limão é a mais nova opção para quem curte um estilo de vida saudável, boa música e cardápio light bem no coração da Barra. Aberto de quinta a domingo de 10h 'as 6 da manhã. Av. Olegário Maciel, 135 Barra da Tijuca 2491 6401
www.capimlimao.com

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quarta-feira, julho 16, 2008

HISTÓRIA DO TEATRO



TEATRO GREGO – COMÉDIA
A comedia na Grécia Antiga estava sustentada na sátira político, cujo principal nome é Aristófanes, tendo-se registro também de Menandro.
Aristófanes (c. 447 a.C. - c. 385 a.C.) nasceu em Atenas, na antiga Grécia e viveu a época de maior grandeza da cultura ateniense e também viu o início da guerra do Peloponeso, que terminou em 404 com a sujeição de Atenas a Esparta. Ele era um hábil poeta, dotado de grande imaginação, um aristocrata inimigo da democracia ateniense, que escreveu uma obra permeada de piadas obscenas. Tinha como alvo os deuses, colocados sempre em situações grotescas, e os políticos democratas de seu tempo em caricaturas. Ele ironizava governantes e intelectuais, criticava a Guerra do Peloponeso e defendia os valores morais tradicionais. Um de seus principais alvos era Sócrates, um subversivo que incitava a população a romper com a moral segundo o comediógrafo.
Ele é um autor extremamente sarcástico que dirigiu críticas contra os elementos que julgava responsáveis pela decadência de Atenas, contra seus companheiros de ofício, especificamente na peça “As festas de Deméter” quando atacou Eurípedes e seu teatro "moderno" que era cheio de sutilezas retóricas e que invocava outros deuses e não os tradicionais membros do Olimpo. Também era contra os filósofos, como em “As nuvens” critica a filosofia representada na pessoa de Sócrates.
Aristófanes era considerado por seus contemporâneos como o principal autor de comédias de sua época. De sua obra resistiram ao poder do tempo 11 peças, a maioria delas obteve grande sucesso nas Dionísticas, são elas: Os acarnianos (425), Os cavaleiros (424), As nuvens (423), As vespas (422), A paz (421), As aves (414), Lisístrata (411), Tesmofórias (411), As rãs (405), A assembléia de mulheres (392) e Pluto (388). O seu teatro era um espetáculo com a finalidade de provocar o riso, o que lhe garantiu, desde o início, maior liberdade e vitalidade.
As encenações se davam ao ar livre e sempre contavam com a presença de um grande público. Todos atores eram do sexo masculinos e usavam máscaras como artifícios de representação. Em geral, as peças retratavam os problemas existenciais do ser humano, suas paixões, angústias e dificuldades de enfrentar as armadilhas que o destino colocava. Eram momentos de importantes reflexões que contribuíam para educação e formação dos gregos.
A estrutura da comédia grega se dava com um prólogo, onde havia exposição do conhecimento, um párodo, onde havia intervenção inicial do coro, o Ágon, quando ocorria o debate entre os personagens e o Êxodo, que era a intervenção de episódios breves e esclarecedores.

FONTE:
AMARAL, Maria Adelaide et al. Teatro vivo: introdução e história. São Paulo: Abril, 1976.
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril, 1978.
BARATA, José Oliveira. Estética teatral. Lisboa: Morses, 1981.
_______. Didactica do teatro: introdução. Coimbra: Almedina, 1979.
BRANDÃO, Junito. Teatro Grego: Origem e Evolução. São Paulo: Ars Poética. 1992.
CÁCERES, Florival. História Geral. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMPOS, Geir; GUZIK, Alberto; SILVEIRA, Miroel;
FERGUSSON, Francis. Evolução e sentido do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.
GONÇALVES, Júnia. Teatro grego. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento. São Paulo: Perspectiva, 1980.
FERGUSSON, Francis. Evolução e sentido do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1964.
KÜHNER, Maria Helena. Teatro popular: uma experiência. Rio de Janeiro: F Alves, 1975.
MACHADO, Maria Clara. Teatro. Rio de Janeiro: Bloch/Fename, 1980.
MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. São Paulo: Ática, 1985.
MORENO, J. L. O teatro da espontaneidade. São Paulo: Summus, 1984.
PIGNARRE, Robert. História do Teatro Grego. Lisboa: Europa-América, 1979.
REDONDO JUNIOR. O teatro e a sua estética. Lisboa: Arcádia, 1978.
REZENDE, Antonio Paulo & DIDIER, Maria Thereza. Rumos da História. São Paulo: Atual, 2001.
SOUZA, J. B. de Mello. Teatro grego. Rio de Janeiro: W.M. Jackson Inc, 1950.

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