segunda-feira, junho 23, 2008

ENTREVISTA: CARLOS SILVA



Paulista nordestino
Poeta por destino
Cantador por profissão
A vida é um sonho cristalino
Porque voa feito um menino
Quando canta o coração.


CARLOS SILVA - Nascido em São Paulo, o poeta cantador Carlos Silva tem suas raízes fincadas no sertão da Bahia, tendo uma infância e crescimento ouvindo trovadores e cordelistas na vila de Itamira no município de Aporá, cidade do interior baiano.
Sua carreira de cantador começa em 1978, quando passou a entoar os primeiros acordes dos artistas que influenciaram sua arte, Luíz Gonzaga, Vital Faria, Xangai, Geraldo Azevedo, Trio Nordestino, Zé Limeira, Patativa do Assaré, Gordurinha, Téo Azevedo, Assis Ângelo e Moreira do Acopiara.
Em 2000 ele lança seu primeiro trabalho em cd numa produção independente. Logo em 2003, viria o segundo cd “Retratando”, álbum que presta justa homenagem a todos os cordelistas, trovadores, cantadores e, em especial, a Mestre Vitalino e outros ícones da nossa cultura. A partir disso se une ao pessoal da Cooperifa - Cooperativa dos Poetas da Periferia – movimento literário da capital paulista do qual faz parte, participando da coletânea Rastilho de Pólvora, êxito que foi repetido em 2006 com o lançamento de um cd de poesias pela Cooperifa e duas canções compostas por ele em parceria com o músico Zé Riba.
Recentemente lançou o seu cd "Versando Cantorias" e agora traz o seu dvd. Com vocês, Carlos Silva, o poeta cantador.



MT&C - Carlos, você é um paulista com raiz no sertão da Bahia. Conta como se deu tal coisa, bem como quando se deu seu encontro com a arte.

Desde 1980 eu já tinha contato com a musica, pois era baterista de uma banda no interior da Bahia, a Tranza Quatro! Olha só que nome! Éramos um quarteto que tocávamos Beatles.
Nasci aqui em Sampa e dois anos depois a familia mudou para Nova Soura, e posteriormente para Itamira, Municipio de Aporá. Gosto de dizer que sou nordestino face a vivencia e por ter abraçado a cultura daquele taco de chão.

MT&C - Essa vivência naturalmente trouxe influências, quais você destacaria na sua formação de artista?

Ouvir Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro. Marinês e sua Gente, Gerson Filho, Dadinho e Caboclinho, Josa vaqueiro do sertão, dentre tantos outros mestres me fez despertar para uma vivência musical mais apurada, e passei a interagir de forma mais participativa, neste ritmo, tanto que todo meu trabalho, seja cordéis, textos, poesias todo o Nordeste se faz presente de forma ativa.

MT&C - Em 2000 vieram o primeiro cd e o primeiro folheto de cordel. Conta como se deu essa experiência.

Junto com o maestro Vidal França, produzi o meu primeiro trabalho fonográfico, e o cordel surgiu de uma brincadeira que fiz com o Mestre Moreira de Acopiara. E de lá para cá disparei escrever cordel e apresentar-me em faculdades, bibliotecas e etc.



MT&C - E o cd Retratando, de 2003, como foi que rebentou?

A música “Estrangeirismo” atingiu lugares e pessoas que eu não esperava fiquei surpreso por saber que na Europa, o pessoal estava curtindo o meu trabalho. Mas o que me deixou mais feliz, foi saber que as faculdades abraçaram esta musica e serviu como tese de mestrado e trabalhos desenvolvidos por alunos. Acho que o “Estrangeirismo” será a minha marca.

MT&c - Fala pra gente do Rastilho de Pólvora e da Cooperifa!

Freqüentei a Cooperifa por quase três anos. E houve um interesse do Itau Cultural em produzir um livro com os poetas da Cooperifa. Foi uma experiência legal, em ver que uma poesia minha fazia parte do trabalho, e serviu também para mostrar a todos que a periferia também tem arte.

MT&C - Você tem publicado diversos cordéis, o que tem motivado a sua atuação nessa área ainda hoje em dia?

Aproveito os deslizes dos homens da política que dizem que estão cuidando do nosso pais, da Amazônia, das nossas crianças, dos nossos idosos e ai a inspiração vem numa velocidade arretada. Falo deles como se deve falar: corrupção, formação de quadrilha, propinas, conchavos. Mas uso temas ligado a fauna e a flora o cotidiano do nosso povo, brinco com textos da língua portuguesa e estarei lançando o cordel Mestres da Literatura, para desenvolver trabalhos em Escolas.



MT&C - Como você vê o advento da Internet? Ela tem contribuído para difusão do seu trabalho?

A internet pra mim, é uma ferramenta de trabalho muito util, pois pesquiso sobre secretarias de cultura, prefeituras e assim vou oferecendo o meu trabalho.
Conheço pessoas que comungam a mesma admiração pela poesia.(Como é o teu caso).
Sou colunista de vários sites no Brasil e até em Cuba. E isso faz com que a divulgação seja muito grande.

MT&C - O que significa "Nossa língua vai mudar"?

Nossa Língua Vai Mudar é sobre as mudanças gramaticais que serão inseridas, me parece que ano que vem. Serão cinco paises que irão adotar uma universalidade linguistica no tocante a lingua portuguesa.

MT&C - Você acabou de lançar o cd "Versando Cantorias" e também o seu primeiro dvd. Fala dessa experiência e expectativa.

O cd Versando cantorias expõe o meu lado nordestinizado, pois tem poesias, ritmos como o galope, que fui agraciado por Moreira de Acopiara e Chico Galvão e tive o prazer de musicar. Faço uma Homenagem a um grande amigo e poeta, que querendo apartar uma briga foi alvejado e tiraram-lhe a vida. A musica Aversão tem um significado muito grande para mim. E o dvd, surgiu através do convite do Augusto Rabetti, que fez um ajuntado de cabras cantadores e fizemos esse trabalho. Não é uma produção riquíssima, Pois não tem apoio de ninguém – como sempre! -, mas é um pedaço de mim e de nós, que pretendo dividir com todos.

MT&C - Quais os projetos o poeta cantador Carlos Silva tem por perspectiva para realizar?

Projetos futuros, bem.... tenho um livro para lançar ainda este ano. Quero divulgar ainda mais o meu trabalho no nordeste, Pintou um convite para ir pros EUA – óia! - Nova Jersey...mas não sei se vai rolar. Quero compor muito, escrever muito e lançar mais e mais cordeis.
Aproveito para te agradecer pela oportunidade de estar me expressando através do teu site.
No mais um abraço cheio de tataritaritatá



Para conhecer melhor o trabalho do poeta/cantador Carlos Silva acesse o site: www.carlossilva.com.br

VEJA MAIS:
ENTREVISTAS
MÚSICA, TEATRO & CIA
CRÔNICA DE AMOR
MÚSICA