quarta-feira, fevereiro 20, 2008

SANTA FOLIA



SANTA FOLIA (Cikó Macedo – Luiz Alberto Machado).
Era 1994, pleno vapor da Copa do Mundo, quando Cikó me entregou a fita cassete com um frevo para eu letrar. Até então, afora pular apaixonadamente frevo só tinha ousado escrever uma letra para este ritmo porque o Ozi dos Palmares havia feito uma música que fora adotada para o Bloco dos Artistas, em Palmares. Para tal incumbência, veio Juarez Correya, depois Ângelo Meyer, eu e Gilberto Melo. Pronto, a folia na rua. Mas Cikó me trazia um desafio. Pestanejei, revirei, saculejei, nada. Havia sinais que abandonaria por completo aquela peleja. Afinal, era Copa do Mundo. E na terra dos gringos, de Tio Sam. Não nutria simpatias com a seleção de Parreira, nem com ele mesmo. Era um time roda-presa. Só se salvava mesmo Romário. Bebeto, pode ser. Leonardo, também. E Taffarel, o salvador da pátria. Só. Um time retranqueiro, um horror. O jogador que mais meti o pau pela convocação foi Branco, um cara que já tinha a cara de cansado. Foi que Leonardo foi expulso contra os USA e contra a Holanda, quem? O Branco evidentemente. Fiquei puto da vida. Reclamei que só a porra. O Brasil fez 2 x 0. Mas nem comemorei direito, na bucha: 2 x 2. O que houve? Fiquei com a maior cara de tacho sem saber o que havia acontecido, sei que já estava empate. Pode um negócio desses? Pois é. Já tinha perdido a esperança quando aparece uma falta e o Branco foi cobrar. Fechei os olhos: será que o cansado dessa vez acerta? Na batata. Tei bei. Golaço. Não me contive. Peguei o frevinho do Cikó e enquanto o jogo corria fui escrevendo. Passei a régua e mandei para ele que gravou, anos depois, no seu cd “De janeiro a janeiro”. É isso. Vamos nessa.

SANTA FOLIA
(Cikó Macedo & Luiz Alberto Machado)

Quero ver o frevo na praça
Pra massa viver feliz
Segura a graça
Na raça
Na taça esse triz

Quero pular feito louco
Tão broco de endoidecer
Hoje a folia começa
E vai amanhecer.
E nessa noite vadia
Eu sinto essa fantasia
Esse momento mais terno
Até o sol raiar
E nessa vida eu queria
Pra reforçar no meu dia
A vontade mais certa da gente brincar

Que não fique tarde
Pra toda verdade
Poder ainda vir nos alcançar
A nossa santa folia no ar
E muito mais se quiser

A noite é festa prá se pular
Nos braços de uma mulher!

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Música de Cikó Macedo & Letra de Luiz Alberto Machado. In: MACEDO. De janeiro a janeiro.

VEJA MAIS:
CLIPE SANTA FOLIA NO YOUTUBE
SANTA FOLIA EM MP3 NA TRAMA
MÚSICA
MÚSICA, TEATRO & CIA