sábado, abril 10, 2021

REENCONTRO MARCADO


ROTEIRO CURTA-METRAGEM FICÇÃO & MÚSICA:

LUIZ ALBERTO MACHADO

 

ELENCO:

ATRIZ 1 – CATXERÊ

ATRIZ 2 – DAUMÍLIA

ATRIZ 3 – MERCA

ATRIZ 4 – ALCIONÉLIA

ATOR (AUQUÊ - Criança, ANTEU - adulto)

FIGURANTE: O SENHOR DA LUA

 

ABERTURA – TEMA MUSICAL

 

CENA 1

 

LEGENDA:

UM PASSO E OUTRO, PERPETUM MOBILE.

 

(É NOITE NA JANELA, QUARTO ESCURO. A CÂMARA FAZ UM MOVIMENTO PENDULAR LENTO DA DIREITA PARA A ESQUERDA E VOLTA: O ATOR ESTÁ ENCOSTADO NO LADO DIREITO DA JANELA. A CÂMARA PASSA ATÉ A PAREDE ESCURA E RETORNA EM DIREÇÃO OPOSTA, FLAGRANDO O ATOR QUE CONTEMPLA A PAISAGEM. OUVE-SE PASSOS E BARULHOS, RUÍDOS EXTERNOS: CHOROS, MOTORES, ESTALIDOS, SIRENES, FRENAGEM, BUSINA. O ATOR COMEÇA A ANDAR DE UM LADO PARA O OUTRO.

 

NARRAÇÃO (ATOR - EM OFF):

Estou só, extremabsolutamente só e não é a primeira vez... É noite e etcétera... Rodamundo paisagens na escurimaginação... segundesabada, sextatônita, terçou dominguante, quantanta, sabadormente, quinterminada... Não há horexata, moto continuo... ontagoras... ouroboros, negrumafora. Algo respira nas cercanias...

 

(O ATOR ENCOSTA-SE NA PAREDE DA ESQUERDA. OLHA PARA UM LADO E OUTRO. UMA SOMBRA DUPLA SOBRE A JANELA, DUAS VOZES – UMA MASCULINA GRAVE, UMA FEMININA – ECOAM):

 

VOZES ECOAM (EM OFF)

Finis ab origine pendet... (BIS, ECO)

 

(A CÂMARA SEGUE DE UM LADO AO OUTRO ENQUANTO AS VOZES ECOAM E PARA NA PAREDE DA DIREITA: UMA MULHER NUA, EM CLOSE, OMBRO DIREITO ENCOSTADO NA PAREDE, AS MÃOS CRUZADAS SOBRE O VENTRE, PERNA DIREITA CRUZADA SOBRE A ESQUERDA NA PONTA DO PÉ. CLOSE NO ATOR: ESTÁ ESPANTADO!)

 

NARRAÇÃO (EM OFF - ATOR)

Quem é você? (ECO)

 

ATRIZ (EM OFF)

Não sabe? Lembrará...

 

(A ATRIZ APONTA PARA MESA ONDE UM LIVRO ENORME E GROSSO SE SOBRESSAI ENTRE LÁPIS, CANETAS, BORRACHAS, LUPA, CADERNOS, LIVROS, UM MAPA MÚNDI E UMA GRAVURA DE UMA SERPENTE – OUROBOROS. ELA ABRE OS BRAÇOS EM FORMA DE CRUZ – CORES, LUZES, SONS, IMAGENS, SOMBRAS DURANTE O MOVIMENTO DELA. BRAÇOS ABERTOS, TOMA UMA INSPIRAÇÃO PROFUNDA, EMITE UM SOM VOCAL E OS BRAÇOS RETOS SOBRE A CABEÇA – MOVIMENTO COM A IDEIA DE TRIÂNGULO. LENTAMENTE ELA REABRE OS BRAÇOS EM CRUZ, RESPIRA PROFUNDAMENTE, EMITE UM SOM VOCAL E FAZ UM MOVIMENTO OPOSTO, BRAÇOS ESTICADOS DESCENDO ATÉ AS MÃOS SE ENCONTRAREM SOBRE O VENTRE. ELA APONTA PARA O LIVRO SOBRE A MESA. O ATOR APROXIMA-SE E POUSA A MÃO SOBRE A GRAVURA E LENTAMENTE ABRE O LIVRO E FOLHEIA. LUZES, CORES E SOMBRAS. BLACKOUT. SOBE BG).

 

CENA 2

 

TEMA MUSICAL

 

LEGENDA

UBÍQUA LUA.

 

(É NOITE. A LUA NA JANELA E UMA MULHER CHEGA, ENCOSTA-SE DO LADO ESQUERDO E CONTEMPLA).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATRIZ 2 (DAUMÍLIA CONTEMPLA A LUA NA JANELA):

Nasci num dia de sábado e era festa. Era ainda menina quando conheci o Senhor da Lua e a minha infância era só dia porque ele me deu o côco do cajubi. Na adolescência ele deu-me o côco do tucumã para que eu soubesse da noite e conhecesse o outro lado dela, o demônio tembé Azã, e eu soubesse que a vida não só era uma pitada de açúcar com pinceladas das melhores cores. Foi quando me descobri Selene a exorcizar erradia o destino, o passado e o presente por noites e dias... (BLACKOUT)

 

CENA 3 – TEMA MUSICAL

 

LEGENDA:

A LUZ: IGNIS CENTRUM TERRAE

 

(É NOITE. UMA MULHER ENCOSTADA DO LADO DIREITO DA JANELA, CONTEMPLA O FOGO NOS CASTIÇAIS À SUA ESQUERDA)

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATRIZ 3 (MERCA):

Sou branquela, sim sou, mas há uma cigana fogosa e muito doida, pomba-gira, dentro de mim. Ah, se tem! Rodo a saia, coxa nua. Bato castanholas aos rodopios, sonho de pai. Até que levava jeito para bailar, não fossem as dores na ponta do pé. Tanto fez meu pai, herói da minha vida, nem me viu crescer direito e me tornar essa que sou: um desmaio abissal. Desastres e tropeços. No meu corpo e alma o fogo de Minarã, isso sou: inflada e perspícua. Basta ter um coração e já estou fascinada; senão, cinzas esvoaçantes na minha fome maldita de amar além da conta. E brinco com o vinho branco e seco para ir além do que posso, sempre, a louca de pedra, devastadora, regida pelo Sol porque sou girassol e efusiva labareda, que se dane o mundo, consegui liberdade e isso sou. (BLACKOUT)

 

CENA 4 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

O DIÁRIO DO MAR AINDA NÃO NAVEGADO.

 

(NOITE NA JANELA. OUVE-SE UMA TORNEIRA PINGANDO, O BARULHO DE UMA DESCARGA HIDRÁULICA. CHOVE. UMA MULHER APARECE, VAI ATÉ A JANELA, ESPIA DOS LADOS E SENTA-SE À MESA, À ESQUERDA RABISCANDO NUM CADERNO SOB UM ABAJUR).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATRIZ 4 (ALCIONÉLIA):

Nasci do mar, sou sal da Terra, vou e volto, simples à flor d’água. Tenho minhas profundidades inalcançáveis: sou todas e muito mais, sonhadora de olhos abertos, apaixonada pelo impossível. Pareço calmaria, não sei o que é o amor, nunca vi, apenas vivo e não sei como. Tudo é muito do outro lado, porque lá não estou. Minha vida é esperar e o meu diário, perdi minhas raízes. Não existo para quem é incapaz de ouvir o silêncio. Estou sozinha e a noite é enorme em minhas vestes, pele e juízo. Do mar sou assim e inteira... (BLACKOUT).

 

CENA 5 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

EQUÍVOCO E FARSA.

 

(É NOITE NA JANELA. OUVE-SE PASSOS, PASSADAS, CARRERIAS, MOTORES, PIADOS NOTURNOS, PORTA QUE SE ABRE LÁ FORA E SE FECHA, OUVE-SE O MOVIMENTO DE PERSIANAS. UMA SIRENE. UMA MOTO QUE PASSA LÁ FORA. CÂMARA NO VENTILADOR À DIREITA. O ATOR APARECE DA DIREITA, OLHA A RUA PELA JANELA, VOLTA-SE E SENTA-SE À MESA À ESQUERDA, VERIFICA O PAPEL COM UMA GRAVURA, FOLHEIA O LIVRO E TENTA LER, ENQUANTO BEBE, PASSA O DEDO NAS BORDAS DO COPO, COMPLETA O COPO, FUMA E PENSA COM A FUMAÇA).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATOR:

Finis ab origine pendet. Ouroboros. (SUSSURRA, REPETE. MÃOS AO QUEIXO, PENSANDO). Entendi tudo errado! Tudo errado até agora! Sou uma inútil farsa! Confundi tudo, mal-entendidos demais. Não posso apenas viver entre prós e contras, é muito pouco. Nem tudo é lá e loa, quantas já desabei, quem amigo possível... eu e ninguém: o calafrio da queda e do isolamento. A oclocracia é uma piada! As idas e vindas, o que era e não, o que foi e voltou, a vida e a morte. Juntar os cacos, a sorte do inseto. Um abismo escancarado e pronto para me devorar inteiro. Só a poesia tornará a vida suportável. (BLACKOUT).

 

CENA 6 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

A LUZ NO FIM DO TÚNEL.

 

(A LUA NA JANELA. A ATRIZ À DIREITA OUVE O ANCIÂO À DIREITA. GESTICULAM COMO SE CONVERSASSEM, MÍMICA).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATRIZ 2: DAUMÍLIA:

Casei, engravidei, me divorciei e isolei o amor. Nunca acreditei no amor, lição dos meus pais imigrantes. A vida de casada foi dolorosa, nada além da frieza racional: a insossa vida esponsal. Não fosse a minha filha e o Senhor da Lua não saberia sobreviver. A vida prega das suas. E de uma hora para outra, cá estou descabelada, vulnerável. Entrei em colapso com um olhar apenas... e o feitiço do amor. Pronto, ressuscitava Selene e nem mais me reconheço. O amor roubou minha razão e sanidade... (BLACKOUT).

 

CENA 7 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

DA EXPECTATIVA AOS ALVOROÇOS IMPREVISÍVEIS...

 

(UMA MULHER À ESQUERDA DA JANELA, SEGURA UMA TAÇA DE VINHO BRANCO, OLHA LÁ FORA E VOLTA A CONTEMPLAR O FOGO NOS CASTIÇAIS À SUA DIREITA. ENTRAM E SAEM PESSOAS NO RECINTO, OUVE-SE CORRERIA, BATE-BOCA, PORTAS SE ABREM E FECHAM LÁ FORA. OUVE-SE CONVERSAS).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATRIZ 3 – MERCA:

Naquele dia estávamos todos em polvorosa, era a chegada dele. Fui a primeira a vê-lo, arrumei-me toda. Fitou-me os olhos e me empolguei com o cumprimento afetuoso. Um arrepio adoravelmente aprazível. A distância do marido, a filha com os avós, a solidão e aquele chefe, um sufoco. O mês passou rápido e eu toda noite ardendo em brasa, contando as horas para vê-lo, planos e os sonhos do pai reanimando a alma. Agora era pra valer: o homem estava ali, todos os dias, para enfeitiçá-lo. (BLACKOUT).

 

CENA 8 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

DAS NAVEGAÇÕES POR TORMENTAS QUASE SEM BONANÇAS...

 

(À JANELA, CHUVA TORRENCIAL. A MULHER VAI E VOLTA DE UM LADO A OUTRO, PARA À JANELA, CADERNO À MÃO, FOLHEIA, CORRIGE, APAGA, SOB A LUZ DO ABAJUR).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATRIZ 4 – ALCIONÉLIA:

A solidão é o meu naufrágio. Sou veio nas horas prementes, espremida e quase morta na minha evasão. Sou brejo nos dias nublados, é quando ouso renascer. Sou riacho quando me sinto presa e penso sair sem para onde ir... até ser enchente calamitosa e me explodir num maremoto extravasando oceanos. Meus tormentos são cachoeiras que me fazem fugir de mim mesma... sou quase viúva sem futuro, aqui sozinha, com meu diário e sonhos exclusivos. A chuva é meu choro e nela vou me afogar. (BLACKOUT).

 

CENA 9 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

DE ENTRADAS, SAÍDAS, CHEGADAS E ESCAPADAS.

 

(É NOITE. O ATOR VAI ATÉ A JANELA E OBSERVA O MOVIMENTO. BARULHOS DE AUTOMOVEIS QUE PASSAM, SEMÁFOROS, TRANSEUNTES, PASSADAS. ERGUE O OLHAR NO HORIZONTE).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATOR:

Ao chegar à cidade estava tão deslumbrado quanto perdido com o cheiro gostoso de sargaço no ar... um bicho solto pela selva de prédios e gente e sombras e luminosos e esconderijos e transversais múltiplas no coração. Primeiro, a vizinha Alcionélia e sua aliciante boniteza com as boas-vindas, coisa de enlouquecer e eu nas nuvens redimindo tantos desesperos e premências. Novo trabalho, novo momento para uma vida nova, preciso me concentrar melhor... (BLACKOUT).

 

CENA 10 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

DAS SURPRESAS NA MANHÃ.

 

(A LUA NA JANELA, A MULHER CONTEMPLA LÁ FORA, LIVROS À MÃO)

 

NARRAÇÃO (EM OFF) – ATRIZ 2 – DAUMILIA

Contava os dias para dar de cara de novo com Pã, isso mesmo: deus da luxúria e do pecado. É assim que ele é para mim, só de vê-lo até me estranho, nunca fui assim. É a vida e cada um que se livre dos seus passos em falso. Fui liquidada e é a primeira vez. De repente esqueci propósitos, perdi o raciocínio, destravei e nunca me vi tão pornográfica, talvez porque nunca tenha amado e agora enredada pelo amante indômito. Como eu queria estar com ele, invadiu meu coração, destrancada e desprovida de qualquer defesa. Estou me desconhecendo... (BLACKOUT).

 

CENA 11 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

DO MORMAÇO DA TARDE.

 

(ENTARDECER. A MULHER À DIREITA DA JANELA COM UMA TAÇA DE VINHO À MÃO, BEBE E CONTEMPLA A CHAMA DOS CASTIÇAIS. ELA ESTÁ SEMINUA E MOLHADA DE SUOR, SENSUALMENTE SE ABANANDO. OUVE-SE O BARULHO DA CIDADE).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) – ATRIZ 3 – MERCA:

Sou pau para toda obra, uma diaba! Não sou de brincadeira, edifico o que for para ser levada a sério, ou descarto de não sobrar vestígios do monturo. Apesar de tudo isso, uma coisa é certa: a solidão dói e sigo em frente. Cadê a Lua? Eu me pego falando sozinha no meio dessa encruzilhada de vida. Não sei mais o que faço para me apaziguar. Não sou infiel, apenas uma bailarina frustrada. Eu mereço! Saudades da minha filha. Meu coração balançado, ah, meu Deus, o que estou fazendo? Eu não sei, sou uma meleca, o que será de mim? O espelho não mente: estou envelhecendo e me gastando sozinha. Tenho que dar um jeito, já endoideci com a solidão. Vou pro meu ritual, me aguarde. (BLACKOUT).

 

CENA 12 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

DO INESPERADO NOTURNO.

 

(MULHER À JANELA CONTEMPLA A TEMPESTADE NOTURNA).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATRIZ 4 – ALCIONÉLIA:

Não sei o que será de mim, mais um dia, menos dia, estou reduzida às traças. Quanto abandono, isso é ruim demais, impossível sobreviver. Estremeço só de pensar, desacompanhada, não tenho mais sanidade mental, desilusão intolerável, temores injustificáveis. Nenhuma motivação ao amanhecer, nada muda de tarde e piora à noite, tudo igualmente ontem, anteontem. Todo dia me reinvento, tento, estagnação cruel, não sei mais o que fazer nessa claustrofobia irrespirável. Não tenho cura nem salvação. Ficar aqui me matando, remoendo, oh não, a infância, o estupro, a adolescência, pesadelos que me perseguem, não, preciso fazer alguma coisa e já! Vou à luta! (SAI. BLACKOUT).

 

CENA 13 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

DA LOUCURA DE DIAS E NOITES.

 

(A CÂMARA GIRA NA ESCURIDÃO, NOITE NA JANELA, BARULHOS DA CIDADE. O HOMEM VAI E VOLTA, ESTÁ PENSATIVO).

 

NARRAÇÃO (EM OFF) – ATOR:

Acordei no meio da noite, a vida gira, coisas acontecem. A vizinha acolhedora, nada melhor, persegue meus pensamentos: um ato falho e ela tão próxima, ao alcance da mão. A secretária solícita, ajuda bastante, uma provocação. A doutora charmosa, exuberante, linda de morrer. Preciso rever meus projetos. A vida poderia ser diferente... (SAI. BLACKOUT).

 

CENA 14 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

OS TORTUOSOS CAMINHOS DOS ENCONTROS.

 

(A LUA NA JANELA. À DIREITA, UMA MULHER JANTA SOZINHA À LUZ DO LUAR. MESA POSTA: UTENSÍLIOS DE PORCELANA, MUITO LUXO. A CÂMARA SEGUE PARA ESQUERDA, A JANELA E, À DIREITA, O ATOR ENCOSTADO NA PAREDE DÁ UM PASSO E AO CHEGAR AO CENTRO DA JANELA DÁ DE CARA COM A ATRIZ 3 – MERCA QUE VEM DA ESQUERDA. ELA SE APROXIMA GESTICULANDO COMO SE CONVERSASSE. PRIMEIRO BEIJA UMA DAS FACES DELE QUE ESTÁ IMÓVEL, ATENTO AOS MOVIMENTOS DELA, E ELA CONTINUA AMAVELMENTE GESTICULANDO COMO QUEM FALA APAIXONADAMENTE. OUTRO BEIJO ÀS FACES DELE. ELE ATENTO, SE DESPEDEM. DE REPENTE ELA O PUXA PELA MÃO E BEIJA OS LÁBIOS E SAI CORRENDO. ELE ACOMPANHA A SAÍDA DELA PELA DIREITA, SE VOLTA E VÊ-LA SAIR. SEGUE ADIANTE PARA ESQUERDA. DA DIREITA SURGE A ATRIZ 4 – ALCIONÉLIA QUE SE ENCONTRA COM O ATOR E O ENTREGA ALGO NO CENTRO DA JANELA. ELE DEMONSTRA SURPRESA, SORRI. INESPERADAMENTE ELA ENVOLVE SEUS BRAÇOS AO REDOR DO PESCOÇO DELE E O BEIJA ARDENTEMENTE. DEPOIS DO BEIJO, ELA SE SEPARA, AMBOS SE FITAM E SAEM EM SENTIDOS OPOSTOS. (BLACOUT).

 

CENA 15 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

AS MOIRAS TECEM DESTINOS.

 

(SURGEM UM CASAL DANÇANDO – É O ATOR E A ATRIZ 3 – MERCA. ELES SE BEIJAM E RODOPIAM, SAEM DE CENA. BLACKOUT).

 

CENA 16 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

O CÍRCULO SE FECHA PARA ENREDAR RECOMEÇOS.

 

(UM CASAL ESTÁ SENTADO À MESA: O ATOR E A ATRIZ 2 – DAUMÍLIA. ESTÃO COPO NA MÃO COMO SE ESTIVESSEM BEBENDO, FITAM UM AO OUTRO, BRINDAM. FALAM ENTRE SI. E SE BEIJAM. BLACKOUT).

 

CENA 17 – TEMA MUSICAL

LEGENDA:

A TRÍADE NO VÓRTICE DO TEMPO.

 

(DAUMÍLIA – ATRIZ 2 – À JANELA FITANDO A LUA. SAI. À ESQUERDA, MERCA – ATRIZ 3 – CONTEMPLA AS CHAMAS NOS CASTIÇAIS. A CÂMARA SE VOLTA PARA A DIREITA, ALCIONÉLIA – ATRIZ 4 – CONTEMPLA A CHUVA TORRENCIAL. A CÂMARA SEGUE PARA A ESQUERDA: O ATOR SURGE CRUZANDO A SALA, OLHA À JANELA E SAI PARA A DIREITA. SURGE DAUMÍLIA QUE CRUZA DA DIREITA PARA A ESQUERDA. SURGE MERCA QUE CRUZA DA ESQUERDA PARA DIRETA. SURGE ALCIONÉLIA QUE CRUZA DA ESQUERDA PARA A DIREITA E AS TRÊS SE ENTRECRUZAM, O ATOR ENTRE ELAS. EMERGE A ATRIZ 1 – CATXERÊ NO CENTRO DA JANELA ENQUANTO O ATOR E AS ATRIZES SE CRUZAM. O ATOR À DIREITA DEPARA CATXERÊ QUE SE VIRA PARA ELE ENQUANTO AS ATRIZES CIRCULAM EM TORNO DELA).

 

NARRAÇÃO (EM OFF): ATOR

Quem é você?

 

NARRAÇÃO (EM OFF) ATRIZ 1 – CATXERÊ:

Não se lembra, mas lembrará (A FRASE ECOA E ELA APONTA PARA O LIVRO SOBRE A MESA À DIREITA).

 

(DIÁLOGO EM OFF)

 

ATOR:

Quem é você?

 

CATXERÊ:

Sou Catxerê.

ATOR:

Quem?

 

CATXERÉ (RODOPIA ENQUANTO AS ATRIZES CIRCULAM AO SEU REDOR)

Sou sua tia Euaqui e a Lua (VOZ DE DAUMÍLIA CHAMANDO: Auquê! Auquê!). Sou o fogo de Nhocpôcti (ELA ENTREGA DUAS PEDRAS, DOIS GRAVETOS E, DEPOIS, UMA TOCHA ACESA. APARECE MERCA QUE SEGURA A TOCHA E SAI). Sou Mareico e as águas (APARECE ALCIONÉLIA QUE O FITA E SAI). Você sonha, Anteu. (ELA APONTA PARA A LUA E DAUMÍLIA SURGE DIANTE DELE E DIZ: Já olhou pro céu? Hoje não tem lua, só estrelas. Sou Hári, a lua, filha da Terra e estou aqui como sua tia Euaqui. (DAUMÍLIA SAI, FICA CATXERÊ E SURGE MERCA QUE FALA: Lembra de mim? Sou Candiê-cuéi, vamos fazer uma fogueira (O ATOR FICA ESPANTADO, MERCA SAI. NOVAMENTE CATXERÊ E SURGE ALCIONÉLIA QUE DIZ: Oi, Anteu, vamos? O ATOR: Quem é você? Sou Capa-cuei, não diga que não se lembra mais de mim? (ALCIONÉLIA SAI. AS ATRIZES CIRCULAM CATXERÊ E A SEGUEM).

 

CENA 18 – TEMA MUSICAL

 

LEGENDA:

DO COMEÇO, MEIO, FIM E RECOMEÇOS.

 

(A CÂMARA CLOSE EM CATXERÊ AO CENTRO. CLOSE EM DAUMÍLIA À DIREITA. CLOSE EM MERCA À ESQUERDA. CLOSE EM ALCIOONÉLIA À DIREITA. CLOSE NO ATOR QUE OLHA PARA OS LADOS COMO SE ACOMPANHASSE O MOVIMENTO DAS ATRIZES QUE SAEM E SE CRUZAM AO CENTRO. CLOSE NO ATOR: ELE SE VIRA PARA A DIREITA, SURGE CATXERÊ. OLHA PARA ESQUERDA, DAUMÍLIA. SE VOLTA PARA A DIREITA, MERCA. RETORNA PARA A ESQUERDA, ALCIONÉLIA. O ATOR AO CENTRO DE COSTAS PARA A JANELA, AS ATRIZES SE CRUZAM PASSANDO POR ELE. CATXERÊ SE PORTA AO SEU LADO, ERETA, DE PERFIL. AS DEMAIS ATRIZES CIRCULAM AMBOS. ELE AFASTA-SE. CATXERÊ VAI PARA A JANELA E DE FRENTE PARA ELE ABRE OS BRAÇOS EM CRUZ).

 

DIÁLOGO (EM OFF)

 

ATOR:

Quem é você?

 

CATXERÉ (ENQUANTO AS ATRIZES CRUZAM ENTRE ELES)

Sou a serpente Anguborda (E APONTA PARA O LIVRO SOBRE A MESA E A GRAVURA DA SERPENTE OUROBOROS)...

 

ATOR

Não sei quem você: se Euaqui, Hári, Daumília, Nhocpôcti, Candiê-cuié, Merca, Mareico, Capa-cuei, Alcionélia, Catxerê ou Anguborda...

 

CATXERÊ

Todas são você mesmo. não há o que explicar, apenas sentir e sou.

 

ATOR

Ora, quem é você afinal?

 

CATXERÊ

Sou sua mãe. (BLACKOUT).

 

FIM.

 

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