terça-feira, maio 20, 2008

CIKÓ MACEDO



CIKÓ MACEDO

Luiz Alberto Machado

Primeiro, eu conheci Cikó, digamos, de ouvir falar. Foi isso mesmo. Dele boatavam exímio tocador fazendo festa na preferência de todos. Os elogios esborrando pelo ladrão.
Segundo, quando nos encontramos já não tinha a menor graça alardear os atributos dele porque já era mais famoso que eu no rincão. Sujeito bom acima de tudo. E tocador de primeira.
Topamos em frente. Cantamos, tocamos, fizemos zoadas até chegar a oportunidade caída do céu da gente parir “Sede”, uma cançãozinha arretada que saiu de uma lapada só.
Curtimos um bocado a parceria até chegar a vez de “Santa Folia”, essa mais trabalhosa, um frevo que só desenganchei mesmo por causa daquele gol do Branco contra a Holanda naquela Copa de 94. Foi quando desentalei e saiu a folia do nosso regozijo. E só. Podia sair mais, mas as minhas inconstâncias, ripadas e sumidas obstaculizaram nossa promissora empatia musical. Coisas minhas mesmo.
Por isso falo de Cikó com um indisfarçável sentimento de saudade. Uma nostalgia daquela de caminheiro que se envulta nas andanças para verter sua própria existência. Saudades daquelas de solfejar o que na retina vinga da vida. Saudades daquelas que viram confissões no sereno e demarcam o canto enovelado pelas raízes, memórias, festejos e paixões.
Afinal de conta, Cikó é o amigo, o irmão, o parceiro, o cantor, o compositor que, como eu, é confessadamente vivo e tem o umbigo na mira dos horizontes com feitios férteis, lúdicos e afetivos no estandarte da luta que sai na dicção tremulando na brisa e bate como um vento no rosto trazendo os sonhos entre os dentes, entre parentes, entre parênteses.
No mais das vezes cantamos como se estivéssemos naquele Sinal do Paulinho da Viola: festejando nossas folgadas alegrias porque torcemos mais que a vida seja sempre plena no labirinto dos vivos.

VIRADOS PRA LUA

Em junho estreará na rede a novela Virados pra Lua, mais uma produção de Leandro Barbieri. O clipe de chamada já está disponível no YouTube e pode ser visto acima. Maiores informações poderão ser obtidas no site http://www.spetaculos.com.br.

O FLAUTISTA HAMELIM – O PROJETO ESTAÇÕES apresenta FURUNFUNFUM em O FLAUTISTA DE HAMELIN Dia 23 de maio no CEU PAZ Direção: Furunfunfum Elenco: Marcelo Zurawski e Paula Zurawski 23 de maio Sexta-feira às 10h e 14h Ingressos: ENTRADA FRANCA CEU PAZ Rua da Paz, 07 Jd. Paraná , Brasilândia Telefone: 3986-3404 Acesso à deficiente físico Estacionamento no local Lotação: 400 lugares Duração: 50 minutos Censura: LIVRE As próximas paradas serão: Estação Freguesia do Ó/Brasilândia – Zona Norte (Maio e Junho) e Estação Jaraguá – Zona Norte (Julho e Agosto). Visite: http://projetoestacoes.blogspot.com/

VÉRTICE BRASIL, encontro e festival de teatro feito por mulheres reunirá em Florianópolis, em julho de 2008, artistas de vários lugares do país e de países vizinhos, criando uma versão nacional para o Projeto Magdalena, rede internacional de mulheres de teatro que nos últimos vinte anos vem criando oportunidades de colaboração artística e criação de correntes de apoio mútuo, tendo gerado grande número de encontros e festivais em todo o planeta. Com esse evento, propõe-se criar condições para a sedimentação da rede no Brasil e apontar para novas perspectivas no que diz respeito à visibilidade e ao pensamento sobre uma ótica feminina no fazer teatral contemporâneo. O evento está sendo organizado por uma equipe, sob a coordenação de Marisa Naspolini. Este grupo de pessoas vem se reunindo desde 2004 e fomentando discussões e ações em torno do feminino na cena. A promoção é da Áprika Cooperativa de Arte. Apoio: CEART-UDESC e Fundação Catarinense de Cultura. Comissão organizadora: Barbara Biscaro, Cleide de Oliveira, Marisa Naspolini, Monica Siedler e Nilce Silva. Vértice Brasil terá: 1) mostra de espetáculos teatrais; 2) encontros e conversas; 3) oficinas oferecidas exclusivamente às participantes inscritas; 4) exposição de fotos de mulheres em cena. Info: www.verticebrasil.net

VEJA MAIS:
MÚSICA, TEATRO & CIA
CRÔNICA DE AMOR
GUIA DE POESIA
PALESTRA: CIDADANIA NAS ESCOLAS
BRINCARTE
RÁDIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM & CURTA!
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS